Verão chega com diversos insetos para incomodar

Chegou o verão e, com ele, aparecem diversos insetos que podem incomodar o dia a dia de qualquer um. Mosquitos, formigas, cupim e baratas encontram as condições ideais para alimentação e reprodução. Alguns cuidados com a limpeza já podem eliminar os riscos. Se a situação sair fora de controle, pode ser o caso de contratar um serviço especializado para acabar com o problema.

“Eliminando o acesso ao local, à água e ao alimento, já é possível controlar a presença dos insetos. É preciso deixar os locais bem limpos e evitar os restos de alimentos”, explica Adriana Piemonteze, gerente operacional da Biotrat, empresa especializada em controle de pragas urbanas. De acordo com Adriana, ainda é necessário vedar eixos e espaços que podem ser usados na criação de ninhos, como azulejos quebrados ou frestas. “No caso de formigas, basta seguir o trilho e ver de onde elas estão saindo para tampar o orifício. Cantos quebrados podem servir de esconderijos para os ninhos dos insetos”, comenta.

Dicas

Manter uma boa limpeza também é a recomendação de Karin Luhm, diretora do centro de epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, para evitar os problemas com insetos nesta época do ano, principalmente com o mosquito da dengue e com a aranha marrom. Os acidentes com picadas de aranha aumentam nos meses mais quentes. Ela ainda ressalta a importância da limpeza para evitar os ratos, que são os transmissores da leptospirose. “O principal cuidado, para todos os casos, é a limpeza. No caso da aranha marrom, é essencial limpar atrás dos quadros e passar aspirados. A pessoa tem que eliminar os entulhos. A grande questão é não propiciar o ambiente para que a aranha sobreviva”, ressalta.

Quem for picado por uma aranha marrom deve imediatamente procurar um serviço de urgência, como os Centros Municipais de Urgências Médicas (CMUMs). Dependendo do caso, o paciente pode receber soro para combater a circulação do veneno do inseto. Karin ainda lembra os cuidados específicos para evitar o aparecimento da dengue, como evitar o acúmulo de água e a limpeza correta da caixa d’água.

Voltar ao topo