Veranistas não terão serviço de coleta de lixo nas areias

Os turistas que frequentarem o litoral do Paraná não contarão, por ora, com o serviço de coleta de resíduos e saneamento das areias, como puderam aproveitar na temporada passada. O processo licitatório para a aquisição dos serviços foi suspenso. A empresa vencedora foi a Ecocity Soluções Ambientais, a mesma que trabalhou no ano passado. Segundo a assessoria de imprensa da Sanepar, responsável pela contratação em 2011, a licitação não será retomada e ficará a cargo do governo estadual a prestação do serviço.

O trabalho já deveria ter sido iniciado e, segundo a Associação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Litoral Paranaense (Assindilitoral), já é possível notar problemas em relação à limpeza das praias. “Mesmo sem o projeto Viva o Verão no ano passado, cortado pelo governo, que fez o litoral perder muito, a questão da limpeza da areia foi um avanço para a região. E teve um grau de satisfação grande não só dos turistas como dos moradores”, lamenta José Carlos Chicarelli, diretor da Assindilitoral.

O receio maior é quanto ao êxodo dos turistas por conta da sujeira nas areias, que pode interferir diretamente na balneabilidade do litoral. “O turista escolhe o melhor para ele. Qualquer fator atrapalha o turismo. Isso pode refletir no restante da temporada. As pancadas vêm depois”, afirma Chicarelli. Os riscos à saúde também são apontados como fator alto de preocupação.

Para evitar maiores danos, a Assindilitoral já procurou o governo, através de um e-mail, para mostrar a insatisfação pelo corte no serviço ofertado. A Secretaria de Estado de Meio Ambiente assegurou que na próxima semana deve tomar as primeiras providências para garantir a limpeza das areias. Apenas na quinta-feira passada, dia de lançamento oficial da operação Viva o Verão, a secretaria foi informada que a Sanepar não realizaria mais a licitação, porém não de forma oficial. A Sanepar não se pronunciou sobre o motivo de suspensão da licitação para contratar a empresa para limpeza da orla.

Voltar ao topo