Venda de novos produtos beneficia donos de bancas

Cerca de 2 mil proprietários de bancas de jornal do Estado comemoram hoje o Dia Nacional dos Jornaleiros. Na última sexta-feira, o jantar comemorativo da categoria reuniu em Curitiba quase 1.500 pessoas.

Segundo o presidente do Sindicato dos Jornaleiros do Paraná (Sinjor-PR), Gregório de Bem, um dos problemas enfrentados pela categoria é a “concorrência desleal” de alguns jornais e revistas que fazem assinaturas com descontos aos leitores maiores que a margem de lucro dos proprietários de bancas. “Nossa campanha é que a assinatura seja vendida ao preço de capa. Assim as pessoas iriam mais às bancas e comprariam também outros produtos”, comentou.

O presidente do Sinjor citou que esse é um dos motivos pelos quais a Tribuna, da Editora O Estado do Paraná, agrada a todos os jornaleiros, pois só é vendida em bancas.

Gregório disse que outra preocupação da categoria é a segurança nas bancas. “Esse ano já tivemos até assalto à mão armada”, contou. Porém, ele considera que 2003 está sendo um ano positivo para os jornaleiros curitibanos. “Depois de muita luta foi aprovada a lei que regulamenta os produtos que podem ser vendidos em bancas. Agora podemos vender refrigerantes, água mineral, salgadinhos,etc”, revelou.

História

Carneiro contou que o Dia do Jornaleiro foi conseqüência do primeiro Encontro Nacional de Jornaleiros, em 1985, em São Paulo. De lá para cá a classe teve muitos ganhos e conseguiu instituir o dia de comemoração. “Na época foram feitas uma série de reivindicações. Um dos principais ganhos foi no preço das revistas. Antigamente elas eram compradas à vista com 20% de desconto do preço de capa. Esse era o nosso lucro. Hoje é por consignação e o lucro subiu para 25%”, lembrou.

O Sinjor-PR agradeceu a diretora do Grupo Paulo Pimentel (GPP), Vera Lúcia Pimentel, pela participação no 16.ª jantar da categoria. Além dela, os agradecimentos se estendem aos responsáveis pelos demais órgãos de comunicação do Estado, além da Spaipa, Ghignone, Souza Cruz, Nestlé, Basemetal-I Bancas, Riclam-Free Gell?s, Pépsico do Brasil, Didoci, Cândi Doces, Philip Morris, Alfama, Garoto, Apoiativa Corretora de Seguros, Nutrimental, Dori Alimentos, Editora Revista Área Vip, W. Sita Ltda, Pennachi e Cia Ltda e Tim Celular.

Voltar ao topo