Venda de fogos de artifício está em alta no Estado

A explosão de cores e sons no céu por causa dos fogos de artifício para saudar o ano novo custará, em média, 42% a mais do que em 2011. Mesmo diante desse aumento, ninguém quis economizar na celebração da chegada de 2013.

Pelos números da Associação Industrial e Comercial de Fogos de Artifício do Paraná, as vendas para o período já atingiram 2,8 mil toneladas no Estado, das quais 1,5 mil toneladas foram comercializadas pelos estabelecimentos de Curitiba e região.

Esse total já se equipara à marca de 2011, que foi recorde. Como tradicionalmente o dia 31 de dezembro é a data que concentra de 30% a 40% do faturamento anual do setor, os comerciantes estão eufóricos com a perspectiva de ganhos deste ano. Tanto que as 32 lojas credenciadas pela Associação estão autorizadas a funcionar até a meia-noite de hoje.

Segundo o presidente da entidade, Rodolpho Aymoré Júnior, o faturamento de 2012 é o dobro de um ano sem eleições. “Ano que tem campanha eleitoral vale por dois, devido ao aumento do consumo acompanhado da valorização do produto”, avalia.

Outro motivo de celebração, segundo Aymoré foi a redução de estabelecimentos ilegais que passou de 10 mil para algo entre 6 mil e 7 mil pontos. “A Delegacia de Explosivos desativou muitas lojas de comércio ilegal, o que é bom para os empresários e segurança dos consumidores”.

Recomendações

Outro procedimento recomendado para quem quer evitar acidentes com fogos é adequar a escolha dos fogos ao ambiente em que será acionado. “Se a pessoa for vizinha de hospital ou posto de gasolina, nem deve comprar”, alerta Aymoré. Por fim, antes de usar é imprescindível ler todas as instruções da embalagem.