Veículos e ciclistas são fiscalizados nas canaletas

Viaturas policiais, ambulâncias, ciclistas e skatistas que transitam nas canaletas exclusivas do transporte coletivo foram abordados, na manhã desta quarta-feira (9), dentro da “Operação Canaleta”. A fiscalização aconteceu em dois pontos, na avenida Marechal Floriano Peixoto, no Prado Velho, e na avenida República Argentina, no Batel. O objetivo da operação é diminuir o número de acidentes nas pistas por onde circulam os biarticulados.

A ação de fiscalização foi feita em parceria pela Secretaria Municipal de Trânsito (Setran), BPTran, Urbs e Detran. A “Operação Canaleta” será feita periodicamente nos seis eixos de transporte com canaletas (Norte, Sul, Leste, Oeste, Boqueirão e Linha Verde), em dias e locais diferentes.

“O BPTran já fazia esse tipo de trabalho e agora ampliamos a fiscalização e orientação. Estamos anotando o número das placas dos veículos oficiais que estão passando pela canaleta e conversando com os motoristas”, disse o secretário municipal de Trânsito, Marcelo Araújo.
Emergência – Viaturas policiais, ambulâncias e veículos de fiscalização de trânsito só podem circular pela canaleta em situações de emergência. “A canaleta é de uso exclusivo do transporte coletivo. O objetivo dessa ação é conscientizar as pessoas a não usarem a canaleta de modo indevido”, afirmou Marcelo Araújo.

De acordo com dados do BPTran, em 2011 foram registrados 10 atropelamentos em canaletas. Em 2012, até agora, já ocorreram 8 atropelamentos. “Queremos diminuir o número de acidentes nas canaletas. Um ônibus leva 200, 250 pessoas e se o motorista precisar fazer uma frenagem brusca pode ferir passageiros dentro do ônibus. A canaleta é exclusiva para circulação de ônibus”, afirmou o tenente coronel Leomir Mattos, comandante do BPTran.

Participaram da ação de fiscalização 8 agentes de trânsito do BPTran, 6 agentes de fiscalização da Setran, 4 fiscais de transporte da Urbs, 2 agentes de educação da Setran e 2 agentes do Detran-PR.

Bicicletas

Ciclistas que circulavam pela canaleta também foram orientados a não utilizar a via exclusiva para ônibus. A orientação foi feita por agentes de educação da Setran como parte das ações do Programa Vida no Trânsito.

“A orientação é para minimizar o conflito que acontece entre ciclistas nas canaletas exclusivas dos ônibus. Existe toda uma sinalização avisando que é proibido e um acidente pode acabar sendo fatal”, afirmou Maura Mouro, do departamento de educação da Setran.

Mesmo em baixa velocidade, pelas dimensões e peso, um biarticulado leva certo tempo para parar totalmente e em uma colisão o ciclista pode se ferir gravemente.

Voltar ao topo