Vazamento de óleo no Rio Pequeno

O Rio Pequeno foi atingido, ontem, por um pequeno vazamento de óleo. Ele fica em São José dos Pinhais e é usado pela Sanepar para captação de água para abastecer a região de Curitiba. O material era proveniente de uma empresa que fica próxima ao local. Porém, segundo o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) não houve danos ao meio ambiente.

Ontem, por volta do meio dia, bombeiros avisaram o IAP que tinham encontrado uma mancha de óleo no rio. Foram colocadas barreiras de contenção. O IAP descobriu que o vazamento vinha de uma empresa que fica próxima ao local, a Multilit, que fabrica caixas d?água de fibrocimento.

Segundo os técnicos, a empresa fez uma lavagem de caminhões e parte do óleo ficou esparramado no pátio. A chuva, que atingiu a cidade na última quarta-feira, acabou levando o material para as galerias de águas fluviais. O IAP calcula que apenas 10 litros de óleo chegaram ao rio. Por isso, não multaram a empresa, mas ela assinou um termo de compromisso tendo que mudar a estrutura do pátio e se comprometeu a limpar a água.

A Sanepar confirmou também que a quantidade de óleo que atingiu o rio não provoca risco de contaminação. O vazamento ocorreu aproximadamente a três quilômetros da barragem do Iraí. 

Voltar ao topo