Litoral

Vazamento de óleo de navio atinge trecho do mar em Pontal do Paraná

Contenção do óleo foi feita pela própria empresa responsável pelo navio. Foto: Robin Loose/Associação Mar Brasil

Cerca de 40 litros de óleo combustível vazaram de um navio em Pontal do Paraná, no litoral do Paraná, na tarde de terça-feira (16). Segundo o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), o combustível vazou de um navio por um problema operacional em um teste com a plataforma de reabastecimento. Uma equipe de inspeção naval do IAP e uma da Capitania dos Portos da Marinha foram deslocadas ao local mas, quando chegaram, barreiras de contenção já haviam sido colocadas pela empresa responsável pela embarcação, evitando que o líquido se espalhasse.

De acordo com o IAP, a quantidade de combustível derramada é considerada pequena e tem pouco potencial para causar impactos ambientais. Técnicos do órgão foram ao local para avaliar o incidente e constataram que não houve danos à qualidade da água.

Relatórios preliminares do atendimento ao acidente já foram entregues pela empresa e o IAP aguarda apresentação dos certificados da destinação dos resíduos, que já foram retirados da água. Já a Capitania dos Portos aguarda a documentação para iniciar apuração de responsabilidades, caso sejam necessárias.

Este é o segundo vazamento de óleo combustível nas últimas semanas. No dia 30 de dezembro, outros 10 litros de óleo diesel vazaram de um navio que estava na baia de Paranaguá, durante reabastecimento. De acordo com a Capitania dos Portos, uma mangueira teria se desconectado durante o procedimento, o que acarretou no derramamento do combustível no mar. O problema foi rapidamente contornado pela empresa responsável pelo navio e nenhum dano ambiental foi constatado na ocorrência após vistoria de uma equipe do IAP.

Barco com 88 pessoas afunda na travessia da Ilha do Mel