Proprietários de imóveis no litoral paranaense devem verificar as contas de água e se não há suspensão no fornecimento. A recomendação é da Sanepar, que lembra que muitas pessoas deixam para pagar contas em atraso apenas quando chegam ao litoral o que gera filas no atendimento e aumenta significativamente o número de religações de água a ser executadas em curto período.

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Para saber se as contas estão em dia ou não, basta ligar para o 0800 200 0115 e informar o número da matrícula ou o endereço completo. As contas vencidas podem ser pagas em qualquer cidade do Brasil. Nas centrais de relacionamento da Sanepar é possível solicitar a segunda via da conta. Nas centrais de relacionamento de Matinhos, Pontal do Paraná e Guaratuba, o cliente pode verificar os débitos e emitir a segunda via, utilizando o totem de autoatendimento, que funciona em parceria com o Detran.

Após o pagamento, é necessário pedir a religação da água. Segundo a Sanepar, o tempo padrão para religar a água do cliente é de 24 horas. A companhia diz que amplia o total de equipes em campo nos dias de maior demanda, para evitar transtornos e executar as religações no menor prazo possível. “Mesmo assim, nem sempre é possível atender a todos ao mesmo tempo”, explica o gerente da Sanepar no litoral, Romilson Gonçalves.

A consulta de débitos e a emissão de boleto para pagamento também pode ser feita no site www.sanepar.com.br. No ícone Serviços Online (no topo da página), dentro do menu Acesso Rápido, basta escolher a opção “Documento para pagamento” e informar a matrícula para emitir o documento.

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Horários

Durante o período de temporada, a partir do dia 22 de dezembro, as centrais de Matinhos, Pontal do Paraná e Guaratuba atenderão das 8h30 às 17h, sem intervalo para almoço. Nos sábados, 20 e 27 de dezembro e 3 de janeiro, o atendimento aos clientes nestas centrais será das 8h30 às 13h. Nos dias 24 e 31 de dezembro, o atendimento será das 8h30 às 12h. Nos dias 25 de dezembro e 1 de janeiro, não haverá atendimento. Nos dias 26 de dezembro e 2 de janeiro, os clientes serão atendidos das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h.

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Morretes e Guaraqueçaba também têm centrais de relacionamento. Em Morretes, o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h. Em Guaraqueçaba, a central atende ao público às terças e quintas-feiras, das 8h30 às 12h.

Caixa d’água

Quem tem casa na praia também deve providenciar a limpeza da caixa-d’água, assim que chegar ao litoral. “É comum a casa permanecer fechada durante vários meses. Sem uso, a água fica parada no reservatório, perde a potabilidade e pode provocar problemas de saúde, como diarreia”, explica o gerente da Sanepar no litoral, Romilson Gonçalves.