Vagões da ALL tombam em Ponta Grossa

Parte dos vagões de uma locomotiva que transportava grãos de Maringá para o Porto de São Francisco do Sul (SC) tombou na manhã de ontem, na região de Ponta Grossa, nos Campos Gerais.

Dezessete dos 94 vagões da composição, que carregava milho e soja, descarrilaram por volta das 6h40 no quilômetro 275 da linha férrea entre as estações de Pinheirinhos e Periquitos.

A América Latina Logística (ALL), empresa responsável por administrar a linha férrea onde aconteceu o acidente, informou que não houve vítimas. Cada vagão estava carregado com aproximadamente 60 toneladas de grãos. A empresa não soube informar as causas do acidente.

De acordo com a ALL, cerca de 50 pessoas, entre técnicos de segurança e operários de via, trabalharam durante todo o dia de ontem para liberar a via férrea.

Os trabalhos de limpeza, reparação dos trilhos e remoção dos vagões terminaram apenas no início da noite. Segundo a assessoria de imprensa da ALL, não houve prejuízos significativos, uma vez que toda a carga (que não sofreu vazamentos) possui seguro e a reparação da linha não representa grandes investimentos. A ALL abriu sindicância para apurar as causas do acidente. Um laudo deve ser emitido em 30 dias.

O último descarrilamento na região de Ponta Grossa aconteceu há mais de 17 meses. Em abril do ano passado, uma locomotiva descarrilou junto com um dos vagões, que também transportava granel.

Mesmo com o descarrilamento de ontem, a ALL defende que sua metodologia focada em resultados, aliada a equipamentos de alta tecnologia, possibilitou redução de 78% no índice de gravidade em acidentes ferroviários nos últimos anos.

A empresa informa que existe um controle da condução do trem pelos maquinistas a partir dos computadores de bordo instalados nas locomotivas. As locomotivas também contam com detectores de descarrilamento.