Ainda há tempo

Vacinação contra a gripe termina na sexta-feira

A campanha de vacinação contra a gripe termina na sexta-feira, mas no Paraná a imunização de idosos a partir dos 60 anos, crianças entre seis meses e dois anos incompletos, gestantes e profissionais da saúde ainda não atingiu a meta de 80% recomendada pelo Ministério da Saúde. Até o final da tarde de ontem, 70% do público alvo se vacinou em todo o Estado. Em Curitiba, 55,5% do grupo tomou a dose até a metade do dia. Isso significa que cerca de 365 mil paranaenses ainda precisam comparecer às unidades de saúde.

A principal adesão em Curitiba foi dos idosos (57,2%), porém, as mulheres grávidas se mostraram receosas, pois apenas 45% das futuras mães se imunizaram até ontem. “As gestantes podem ter absoluta tranquilidade de tomar a vacina. Ela não é contraindicada”, reforça a secretária municipal da Saúde, Eliane Chomatas. Já as crianças precisam de atenção especial. Aquelas que não receberam nenhuma dose da vacina no ano passado precisarão de reforço 30 dias após a primeira dose.

As autoridades de saúde estadual estão confiantes que a meta de 80% será alcançada até sexta. No Paraná, 40 municípios já atingiram o índice, entre eles Fernandes Pinheiro, Goioxim, Nova Aliança do Ivaí e Bela Vista do Caroba, que registraram 93% de imunização. O recomendado é não deixar a vacina para última hora e evitar grandes filas no final da campanha.

Cuidados

As pessoas que estão fora do público-alvo da campanha de vacinação também precisam ficar atentas para a prevenção à gripe, principalmente com a proximidade do inverno. Chomatas orienta a população a deixar os ambientes ventilados e estar sempre com as mãos limpas.