Vacinação contra a gripe é prorrogada até 1º de junho

O Ministério da Saúde prorrogou para 1º de junho o encerramento da 14ª Campanha de Vacinação contra Gripe. O prazo foi ampliado em uma semana, já que terminaria nesta sexta-feira (25), para possibilitar que mais pessoas sejam imunizadas contra a doença. A Secretaria Municipal da Saúde acompanhará a decisão de prorrogar a campanha.

Em Curitiba, a vacina contra a gripe continuará disponível por mais uma semana nas unidades básicas, nos dias de semana, e nos Centros de Urgências Médicas nos sábados e domingos. A campanha é voltada a idosos, gestantes e bebês de 6 meses a 2 anos incompletos.

Os idosos são o segmento mais próximo de atingir a meta de 80% de cobertura prevista pelo Ministério da Saúde para a vacinação contra a gripe em Curitiba. Segundo a Central de Vacinas da Secretaria Municipal da Saúde, 71,6% (141.790) dos 198.089 passíveis de receberem a dose foram vacinados até o início da tarde dessa quinta-feira (24).

“É importante que as pessoas não protelem a vacinação porque, quanto antes elas tomarem a dose, mais cedo estarão protegidas dessa doença, facilmente disseminada no inverno”, afirma a diretora do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde, Karin Luhm.

“Além disso, a gripe é uma doença que continua fazendo parte da rotina das pessoas, se bem que de modo muito mais restrito do que há três anos”, diz karin, referindo-se à pandemia registrada há três anos. Neste ano, em Curitiba, já foram confirmados oito casos e um óbito. Em Santa Catarina já são 23 casos – três vezes mais que no ano passado – e duas mortes.

Cobertura

Somados o desempenho nos segmentos gestantes e bebês de 6 meses a 2 anos incompletos, a cobertura no município chega a 69,7% (177.091 doses). Se toda a população de cada um dos três comparecer às unidades, serão aplicadas 254.148 doses.

Em Curitiba, o público que menos compareceu às unidades de saúde para se vacinar foi o das gestantes. Das 18.647 estimadas pelo Programa Nacional de Imunizações, 10.357 (55,5%) estão protegidas. Entre as crianças a cobertura é de 66,6% (24.844 doses).

A campanha de vacinação começou no dia 5 de maio. “Aconselhamos que as pessoas não deixem para a última hora. Além de evitar correria, ficam protegidas mais cedo contra a doença”, diz a secretária municipal da Saúde, Eliane Chomatas.

“As grávidas podem tomar a vacina sem receio, porque ela é segura indicada para mulheres em qualquer fase gestacional”, explica a diretora do Centro de Epidemiologia da SMS, Karin Luhm.

Igual à dose trivalente usada na campanha de 2011, a vacina destinada a essa ação tem em sua composição vírus influenza similares ao A/Califórnia/7/2009 (H1N1), ao A/Perth/16/2009 (H3N2) e ao B/Brisbane/60/2008.

Ela é aplicada em dose única para maiores de 60 anos, grávidas e crianças entre 6 meses e 2 anos incompletos que tomaram pelo menos uma dose no ano passado.

As crianças pertencentes a essa faixa etária que não receberam nenhuma dose em 2011 precisarão das duas aplicações para garantir a proteção contra a influenza.

O reforço deverá ser procurado trinta dias depois da primeira dose. Para evitar esquecimentos por parte dos pais ou responsáveis, a data está sendo anotada pelos vacinadores na caderneta de vacinação infantil.

Voltar ao topo