Vacina contra a raiva para 65 mil animais

A Secretaria de Estado da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde e o Centro de Controle de Zoonozes de Foz do Iguaçu, vão intensificar, a partir do próximo dia 15, o trabalho de vacinação em cães e gatos contra a raiva canina. A morte de duas crianças que contraíram a doença no Paraguai, colocou em alerta o setor de saúde. De acordo com a chefe da Regional de Saúde, Márcia Edith de Souza Pinto, a vacinação deve se estender por um período de 30 dias. A intenção é vacinar 65 mil, numa população estimada em 70 mil animais.

A Regional da Saúde de Foz do Iguaçu faz parte do “cinturão imunológico”, denominação que se dá ao trabalho de vacinação para o bloqueio contra o vírus da raiva, que acontece todos os anos durante o segundo semestre.

Participam desta ação todas as outras Regionais de Saúde que fazem divisa com o Paraguai, Mato Grosso do Sul e São Paulo. “A principal forma de prevenir a doença é vacinar o animal e evitar que ele saia à rua”.

Sempre que uma pessoa for mordida ou arranhada por um cão deve lavar imediatamente o local do ferimento com água corrente e sabão e procurar o posto de saúde mais próximo.

Voltar ao topo