UTFPR contabiliza aumento de 22% no número de inscritos

A Comissão Permanente de Processos Seletivos (Copps) divulgou nesta quinta-feira (6) o número de inscritos no Vestibular de Verão 2009 da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Ao todo, 16.273 candidatos deverão participar das provas, marcadas para os dias 29 e 30 de novembro, nos 11 campi da Instituição. Em relação ao Vestibular de Verão 2008, houve um aumento de aproximadamente 22% no número de inscritos. Naquela ocasião, concorreram às vagas 13.350 candidatos.

O aumento no número de inscritos acompanha o acréscimo na oferta de vagas. Em comparação com o Vestibular de Verão e o Exame de Seleção 2008, a UTFPR passou a oferecer 25% de vagas a mais, passando de 2.636 para 3.364 nos processos seletivos de Verão 2009.

Só no vestibular são oferecidas 2.602 vagas em 63 cursos. Destas, 216 serão para os cinco novos cursos da Instituição: Tecnologia em Processos Químicos, em Apucarana; Bacharelado em Sistemas de Informação e Licenciatura em Física, em Curitiba; Engenharia Ambiental, em Francisco Beltrão, e Engenharia de Computação, em Pato Branco.

Além das novas graduações, contribuiu para o significativo aumento o acréscimo no número de vagas em alguns cursos já ofertados em seleções anteriores, como Engenharia Industrial Elétrica, em Cornélio Procópio; Design, em Curitiba; Tecnologia em Alimentos, em Francisco Beltrão; Engenharia de Produção Civil, em Pato Branco, e Engenharia de Produção Mecânica, em Ponta Grossa.

Exame de Seleção

Também houve aumento no número de inscritos no Exame de Seleção de Verão 2009 da UTFPR. No total, 7.066 candidatos concorrem a 762 vagas (600 nos cursos técnicos integrados, 82 no técnico Proeja e 80 no técnico subseqüente).

As provas serão realizadas no dia 23 de novembro, simultaneamente nos campi Apucarana, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Curitiba, Dois Vizinhos, Londrina, Medianeira, Pato Branco, Ponta Grossa e Toledo.