A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) completou ontem 100 anos de fundação, com uma série de comemorações. As atividades ocorreram em todos os 11 campi da universidade, espalhados pelo Estado.

continua após a publicidade

A instituição, uma das mais respeitadas no Paraná, comemora o centenário relembrando o passado, mas também pensando no futuro. Haverá o investimento de R$ 160 milhões, até 2012, em todas as unidades da UTFPR.

“É um dia de muita alegria para todos nós. É uma universidade jovem e que conhece seu passado. Muitos permitiram a construção de uma instituição tão respeitada, que oferece ensino público de qualidade”, comenta o reitor Carlos Eduardo Cantarelli.

Em Curitiba, houve a inauguração do Restaurante Universitário, que vai servir 600 refeições em cada período (almoço e jantar). O valor da refeição é de R$ 3,20. Ainda neste ano, além do campus Curitiba, haverá a instalação do Restaurante Universitário em Pato Branco, Dois Vizinhos e Cornélio Procópio.

continua após a publicidade

Em 2010, será a vez de Ponta Grossa, Medianeira e Campo Mourão. O restante dos campi ganharão restaurantes em 2011. “Não existia um restaurante como esse. Vamos servir comida de qualidade, com preço justo”, afirma Cantarelli.

O campus Curitiba ainda recebeu um um abraço simbólico em torno da sede da UTFPR, com a participação de alunos, professores, servidores e a comunidade. No final da tarde de ontem, houve uma sessão solene comemorativa ao centenário da instituição na Assembleia Legislativa. Os Correios lançaram um carimbo e selos comemorativos e personalizados aos 100 anos da universidade.

continua após a publicidade

Atualmente, a UTFPR oferece 18 cursos técnicos de nível médio, 62 graduações, nove mestrados, dois doutorados e atividades de pesquisa e extensão. A instituição conta com quase 1,6 mil docentes, 768 nas áreas técnicas e administrativas e cerca de 20 mil alunos matriculados, em 11 campi (Apucarana, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Curitiba, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Londrina, Medianeira, Pato Branco, Ponta Grossa e Toledo.

Segundo Cantarelli, a expansão da universidade vai acontecer até 2017, com a consolidação da estrutura até 2012, com obras e reformas. Os recursos serão investidos em laboratórios, salas, biblioteca, aquisição de livros e equipamentos. Estima-se que aconteça a contratação de mil novos servidores até 2012.

Hoje, ainda como parte das comemorações do centenário, haverá a apresentação exclusiva para a comunidade interna da UTFPR do espetáculo A Lenda das Cataratas do Iguaçu, do Balé Teatro Guaíra.

Amanhã, o Conselho Universitário realiza uma sessão solene. Estão programadas ainda a inauguração da escultura comemorativa “Engrenagem do Saber”, do artista Luiz Gagliastri e o lançamento de um livro de fotos em homenagem ao centenário da instituição.