Uso integral de alimentos no combate ao desperdício

Cerca de 60% do lixo produzido no Brasil é composto por restos de alimentos. O levantamento é da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos (Abrelpe). Entre esses “restos” estão partes do alimento que poderiam ser aproveitados, como folhas, talhos e sementes.

De acordo com a professora do curso de Nutrição das Faculdades Integradas Espírita, Fabíola Elis Allessi, a atitude de desperdício acaba se transformando em algo cultural. “Hoje em muitos supermercados é difícil encontrar cenouras ou beterrabas com folhas”, falou. Essa atitude resulta em um desinteresse da população em descobrir formas de aproveitamento integral do alimento.

O desperdício, segundo a professora, passa por todas as etapas, desde o plantio até o consumo. Segundo dados da Abrelpe, de 30% a 40% dos alimentos se perdem durante a safra, 20% no plantio e colheita, 8% no transporte e armazenamento, 15% no processo industrial, 1% no varejo e 17% no consumo final. Esse último dado, comenta Fabíola, é bastante expressivo, “o que justifica um trabalho de conscientização junto à população”.

Além do aproveitamento integral, algumas partes comumente descartadas têm mais proteínas e nutrientes que o alimento principal. É o caso da folha da mandioca, que é rica em vitamina A, e da casca da abóbora, que concentra mais de 10% de cálcio, enquanto o fruto tem apenas 3%. Isso também serve para desfazer os mitos que existem quanto a concentração de agrotóxicos na casca do alimento, esclarece Fabíola. Ela acrescenta que essa concentração é muito relativa, pois vai depender da forma da produção. “Mas o que é importante é fazer uma cuidadosa higienização antes do preparo”, falou.

Dia Nacional

Hoje é comemorado o Dia Nacional da Alimentação. Para marcar a data, alunos e professores do curso de Nutrição das Faculdades Espírita vão estar na Boca Maldita, no centro de Curitiba, para divulgar as vantagens e formas de utilização integral dos alimentos. A população interessada poderá tirar dúvidas sobre quais partes podem ser aproveitadas e receber dicas de receitas. Entre elas, estão o preparo de tortas, bolos, patês, farofa e gelatina de folhas de água do cozimento de beterraba, maria-mole de casca de abacaxi e bolo de casca de banana.

Voltar ao topo