Covid-19

Uso de máscara no Paraná ainda é recomendado pela Sesa em alguns locais; saiba onde

Foto: Freepik

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) publicou na terça-feira (29) a Resolução 243/2022, que atualiza e detalha a não obrigatoriedade do uso de máscaras no Paraná, oficializada no decreto 10.596/2022. O documento traz orientações sobre excepcionalidades, ou seja, onde o uso de máscaras continua sendo recomendado, em espaços abertos ou fechados, e deve orientar prefeituras na adoção de regras locais.

LEIA TAMBÉM:

>> Você vai continuar usando máscara em ambientes fechados mesmo após a liberação? Vote na enquete!

>> Fim das máscaras: 14 lugares onde ainda vale usar para se proteger

>> Curitiba confirma dois dias sem óbitos de covid-19 no mês de março

A Sesa recomenda o uso da máscara no acesso ao transporte público (pontos e terminais de embarque e desembarque de pessoas) e também durante o deslocamento. Também recomenda no acesso e atendimento em instituições hospitalares e demais unidades de saúde e de assistência social por funcionários, pacientes e visitantes e Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) por funcionários e visitantes.

A pasta estadual recomenda também o uso de máscaras para professores e demais funcionários de creches e pré-escolas de programas de educação infantil que atendem muitas crianças que ainda não são elegíveis para vacinação. Também recomenda o uso em locais onde não há vacinados contra a Covid-19 (ou esquema vacinal incompleto). Também devem usar pessoas vulneráveis à doença, como idosos, gestantes, puérperas ou com comorbidades, e pessoas imunossuprimidas, além de agentes comunitários de saúde e de endemias nas visitas domiciliares.

Segundo o texto, os pais e/ou responsáveis que julgarem necessário que as crianças façam o uso da máscara de proteção facial podem orientá-los a fazê-lo. Não é recomendado o uso de máscaras em ambientes fechados para crianças com menos de dois anos ante ao risco de sufocamento; pessoas com transtorno do espectro autista ou com quaisquer outras deficiências que as impeçam de fazer o uso adequado de máscara de proteção facial.

Além disso, segundo a resolução, o uso de máscaras é essencial em casos confirmados ou suspeitos com Covid-19, acesso e atendimento em unidades hospitalares que atendam síndromes respiratórias ou casos suspeitos ou confirmados da doença, e também para controle de surtos (quando três casos são diagnosticados em um mesmo ambiente, por meio de exame RT-PCR, em menos de 14 dias entre eles).

Lara confronta Roberto
Elas por Elas

Lara confronta Roberto

João Pedro oferece emprego para Mariana na fazenda
Renascer

João Pedro oferece emprego para Mariana na fazenda

Renascer: Confira o elenco principal da versão de 1993 e de 2024
Nova novela

Renascer: Confira o elenco principal da versão de 1993 e de 2024

Filmes e séries que chegam na Netflix na primeira semana de janeiro
Top 10

Filmes e séries que chegam na Netflix na primeira semana de janeiro