Urbs fiscaliza vans e ônibus escolares

Aproveitando a Semana Nacional de Trânsito, que este ano enfoca os acidentes envolvendo crianças, a Urbanização de Curitiba (Urbs) está disponibilizando equipes para blitze em ônibus e vans nas escolas até a próxima quinta-feira.

Os alvos principais são o tacógrafo, de uso obrigatório nesses veículos, os pneus e os cintos de segurança, que devem estar em condições adequadas para que o proprietário receba o certificado cadastral que o autoriza a operar.

De acordo com o gestor de transporte comercial da Urbs, José Carlos Gomes Pereira Filho, a idéia é inicialmente educativa. “Todos os veículos do transporte escolar passam por pelo menos duas vistorias por ano. Além disso, as operações são realizadas diariamente. Por isso, as ações dessa semana visam orientar os pais para os cuidados necessários na hora de contratar um serviço de transporte escolar”, afirma o gestor.

Segundo Pereira Filho, a grande parte dos veículos está em bom estado de conservação e atende todos as exigências mínimas para o transporte dos alunos. No entanto, ele explica que, o grande problema, além de alguns casos de excesso de passageiros, são os veículos que operam sem a licença da Urbs.

Somente neste ano, foram notificados 140 veículos que não portavam documento de autorização para explorar a atividade da capital. “Isso tem sido uma constante. Sempre há novos veículos que burlam a fiscalização, colocando em risco a segurança das crianças”, afirma. Atualmente, segundo a Urbs, são 881 prestadores de serviço licenciados que fazem o transporte privado de 34 mil estudantes na capital.

Na hora de contratar o transporte escolar, Pereira Filho ressalta que é importante observar se o veículo está regular. “Com a certificação de que o veículo é cadastrado, os pais terão a certeza de que o motorista está preparado para prestar o serviço”, diz.