Urbs barrará idosos pela porta de trás

A partir de primeiro de setembro os idosos não poderão mais entrar pela porta de trás dos ônibus em Curitiba. Quem não tiver o cartão transporte também vai ter que entrar e sair pela porta da frente. De acordo com o diretor da Urbs, Euclides Rovani, não é obrigatório aderir ao sistema, mas 61 mil idosos já circulam com o cartão. A meta é atingir 80 mil. Em agosto os demais usuários do transporte também vão poder se cadastrar.

Como todo mês tem gente completando a idade mínima para o casdastramento, Rovani explica que não há data-limite para os idosos procurarem as ruas da cidadania. O único prazo estipulado foi a proibição da entrada pelo porta dos fundos. Segundo o diretor da Urbs a medida traz mais segurança e ainda evita que idosos com idade abaixo de 65 anos usem de graça o sistema. “Quem acaba pagando a conta são os demais usuários”, afirma.

De acordo com Rovani, o cadastramento de outros usuários seguirá o mesmo ritmo do trabalho realizado com os idosos. Para recarregar o cartão serão espalhados postos pela cidade, a quantidade mínima será de 10 unidades e a máxima de 200. A Urbs já está entrando em contato com empresas para fornecer os cartões para funcionários.

O recadastramento de deficientes e seus familiares não terá data determinada. Assim que vencer a licença que o usuário já possui ele poderá trocá-la pelo cartão. Para fazer o cadastramento é necessário apresentar a carteira de identidade e informar o endereço, de preferênci com o CEP. As centrais de cadastramento nas Ruas da Cidadania Matriz, Carmo, Fazendinha e Pinheirinho funcionam das 8h30 às 17h, de segunda a sexta-feira.

Voltar ao topo