Universidade da 3.ª Idade lança cartilha sobre saúde

Um convênio entre a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e a Faculdade de Pato Branco (Fadep) viabilizou a impressão de 2 mil cartilhas sobre a saúde na terceira idade, do projeto de extensão Universidade Aberta da Terceira Idade (Unati). A secretária de Estado Lygia Pupatto, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, esteve em Pato Branco nesta sexta-feira (19), para o lançamento da publicação.

A cartilha “Multiplicando Saúde na Terceira Idade” foi organizada pela professora Adriana Mazole Perpétuo, por alunos do sexto ano do curso de Fisioterapia da Fadep e também pelos alunos da Unati. A secretária Lygia disse que o conteúdo da cartilha é da mais alta qualidade e vai beneficiar toda a comunidade de Pato Branco. “Nosso maior desafio na educação é que possamos formar cidadãos, e esse projeto com certeza está fazendo isso. Temos que levar à comunidade aquilo que possuímos de mais precioso, que é o nosso conhecimento”, afirmou a secretária.

A professora Adriane explicou que esse é um projeto que faz parte do curso de Fisioterapia, articulado com o Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão do Envelhecimento Humano e a Unati. “Um grupo de alunos de Fisioterapia e da Unati se reuniu durante um semestre para discutir temas importantes a respeito de cuidados básicos de saúde para a terceira idade”, explicou Adriane. Segundo ela, a distribuição será gratuita a toda a comunidade, para que as informações sejam disseminadas à terceira idade em Pato Branco.