UniverCidade incentiva o turismo

As cidades do Paraná poderão se beneficiar com um projeto que divulgará as potencialidades dos municípios. O projeto UniverCidade Interativa, que visa a integrar as Faculdades de Turismo e a sociedade, é uma parceria entre a Associação dos Municípios do Paraná (AMP), governo do Estado e a empresa Millennium Corporation. Ontem, dez universidades do Estado já assinaram convênios para participar do projeto, durante evento que reuniu em Curitiba prefeitos e representantes de instituições de ensino.

Segundo o diretor-presidente da Millennium Corporation, Vladis Luiz da Silva, a proposta é que os estudantes unam teoria e prática na formação de um banco de dados sociopolítico-econômico integrado e disponível pela internet, voltado ao turismo, contendo informações completas sobre todos os municípios do Paraná que participarem do projeto. “Com base nesses dados será possível vender os municípios do Paraná para todo o mundo”, disse. Ele acrescenta que os municípios serão beneficiados com respaldo técnico e mão-de-obra especializada das universidades nesse levantamento. Da mesma forma, as universidade vão se beneficiar com o projeto porque terão a possibilidade de projetar-se e receber pontuação junto ao MEC, “além dos estudantes terem a oportunidade de conhecer de perto a realidade onde estão inseridos”.

Para o prefeito de Barracão e presidente da AMP, Joarez Lima Henrichs, o grande desafio dos administradores públicos hoje é conseguir a auto-sustentabilidade. E para que isso aconteça, é necessário levantar e investir nas potencialidades que cada município possui. “Esse projeto vai ser muito útil, principalmente para os pequenos municípios que sofrem com a falta de estrutura e recursos”, disse. O presidente da AMP entende ainda que o turismo é hoje um dos principais meios para atender as expectativas da população que busca uma melhoria na qualidade de vida. “Por isso temos que conscientizar os agentes públicos que eles são responsáveis pelo desenvolvimento dessa população”, afirmou.

Integração

A UniverCidade Interativa integra a Rede Paraná de Municípios Interativos, lançada no fim do ano passado, com o objetivo de possibilitar que os municípios possuam uma base de informações contendo todos os dados detalhados sobre as prefeituras e empresas privadas dos municípios. Estas cidades também farão parte do Sistema Nacional Integrado de Gestão e Distribuição de Informações de Destinos, um banco de dados que está sendo formado no Brasil. “Esse projeto é nacional, mas o Paraná já é destaque, e será apresentado durante o Congresso Nacional dos Municípios, que acontece em Brasília do final deste mês”, adiantou Vadis da Silva.

Voltar ao topo