Unipar faz coloção de grau via internet

A Universidade Paranaense (Unipar), em Umuarama, foi palco na última semana de um evento inédito no Brasil. Utilizando tecnologia de última geração, disponibilizada pelos recursos de sua sala de videoconferência, a Unipar realizou a primeira colação de grau via internet. Foi uma sessão em caráter excepcional, já que o formando, Marco Aurélio de Sousa, não pôde participar da formatura da sua turma de Medicina Veterinária, que aconteceu no final do ano passado.

Desde o início do mês de dezembro, Marco está nos EUA fazendo estágio. Agora está precisando com urgência do diploma, para prosseguir seus estudos naquele país. A Unipar, sensibilizada com a situação do seu egresso que não quer perder a chance conquistada, resolveu atender ao pedido.

O reitor da Unipar, Cândido Garcia, fez a conferência de grau. Isso foi possível pelo apoio recebido da Universidade do Estado da Flórida, que possibilitou a conexão de seu campus de Panama City, onde Marco Aurélio fez o juramento. O evento foi bem sucedido do começo ao fim. “Tudo perfeito, tanto a transmissão, quanto a recepção das imagens”, comemora o reitor. “Aliamos a tecnologia à legalidade”, destaca, referindo-se ao fato da Unipar ter encontrado uma solução para diplomação, sem violar ou desrespeitar os regulamentos da instituição. “Desse modo, colaboramos também para que nosso ex-aluno não fosse prejudicado em seu estágio”, acrescentou.

Os pais, Antônio Batista Ribeiro e Célia de Sousa Ribeiro, parentes e amigos assistiram à cerimônia, realizada na Unipar, em Umuarama. “Estou muito feliz. Meu sonho era ver meu filho colando grau”, disse a mãe, chorando de emoção. Alguns amigos também não pouparam lágrimas. No final, aproveitaram para conversar com Marco, que demonstrava estar também muito feliz. Entre beijos e revelações, que foram trocadas entre ele a platéia pelos canais frios da viodeoconferência, Marco comentou que não imaginava que fosse tão emocionante assim a colação via internet: “Achei interessante, porque foi uma experiência diferente e oportuna. Estou muito contente e agradecido por tudo o que a Unipar fez por mim”.

O cerimonial foi comandado pelos diretores da Unipar, professores José de Oliveira Filho e Marina Gimenes, e teve a colaboração do acadêmico Ferdinando Scremin, que traduziu para o inglês o texto de abertura. Várias autoridades acadêmicas prestigiaram, entre elas, o vice-reitor/chanceler da Unipar Carlos Eduardo Garcia, a diretora e professora Maria Regina Celi de Oliveira e o coordenador do curso de Medicina Veterinária, professor Ranulfo Piau Júnior. Os serviços técnicos que possibilitaram o trabalho inovador foram coordenados por Marcelo Catarino e Marcelo Minholi, da Unipar, e Randal Russel, da Flórida.

Voltar ao topo