Unioeste realiza Vestibular dos Povos Indígenas

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) realiza nesta segunda e terça-feira (14 e 15) o 9.º Vestibular dos Povos Indígenas no Paraná. Neste ano as provas serão nas dependências da Faculdade Missioneira do Paraná (Famipar), em Cascavel.

São 242 candidatos inscritos, que irão disputar vagas oferecidas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba, e nas estaduais de Cascavel (Unioeste), Londrina (UEL), Ponta Grossa (UEPG), Guarapuava (Unicentro), Maringá (UEM), além da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), em Jacarezinho e da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), em Paranaguá.

Cada uma das universidades estaduais oferece seis vagas e a Universidade Federal do Paraná (UFPR), dez vagas, todas excedendo àquelas oferecidas em concurso vestibular regular. As vagas se destinam a candidatos de etnias indígenas residentes no Paraná para os cursos de graduação das universidades estaduais ou da UFPR, e também de etnias indígenas no Brasil para os cursos de graduação oferecidos pela UFPR.

Provas

As provas consistem em língua portuguesa (oral), que será aplicada neste dia 14, das 9h às 12h e a partir das 14h30. No dia 15, das 14h às 19h, os candidatos farão provas de Língua Portuguesa (Redação); Língua Portuguesa (interpretação de textos); Língua Estrangeira Moderna ou Língua Indígena; Biologia; Física; Geografia; História; Matemática; e Química.

Para entrar na sala de provas o candidato deverá apresentar sua cédula de identidade, portar o material necessário para a realização da prova (caneta esferográfica com tinta de cor azul ou preta, lápis ou lapiseira e borracha) e deverá aguardar, pelo menos 1h30, após o início das provas, para entregar o caderno de provas e a folha de respostas da prova e retirar-se da sala.

O candidato não entrar nas salas de provas com relógio, arma e aparelhos eletrônicos, como celular, calculadora, agenda eletrônica, entre outros, e nem usar bonés ou gorros.

A classificação dos candidatos será feita por opção de instituição escolhida e, a partir deste critério, por ordem decrescente dos escores obtidos pela somatória dos pontos atribuídos em cada uma das provas. Havendo empate na classificação final de dois ou mais candidatos para a mesma Universidade, será feito o desempate para fins de classificação, considerando, pela ordem e sucessivamente: maior pontuação na prova de Língua Portuguesa (Redação); maior pontuação na prova de Língua Portuguesa (interpretação de textos); e maior idade do candidato.

Os resultados serão divulgados no dia 18 de dezembro, no site www.unioeste.br/vestibularindigena nas sedes das universidade envolvidas e as matrículas serão efetivadas de acordo com o calendário das universidades. Mais informações podem ser obtidas nos telefones (45) 3220-3057 ou 3220-3108 ou pelo endereço www.unioeste.br/vestibularindigena.