Unioeste começa em agosto o primeiro doutorado em Odontologia do PR

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) começa em agosto deste ano o primeiro curso de doutorado de Odontologia do Paraná. O curso será realizado em parceira com o programa de Materiais Dentários da Faculdade de Odontologia de Piracicaba – FOP/Unicamp. O doutorado interinstitucional, autorizado pela Capes, é destinado ao atendimento de uma turma (já selecionada) com dez vagas, sendo que oito são para os professores da Unioeste e duas para professores Universidade de Londrina (UEL).

Participaram da elaboração do projeto os professores Márcio Mendonça e Virginia Bosquiroli. O coordenador operacional do projeto na Universidade será o professor doutor Carlos Augusto Nassar. Segundo o professor Márcio Mendonça, o objetivo é qualificar os docentes das instituições participantes para que em médio prazo possa ser criado na Unioeste programa de pós graduação sctrito sensu na área da Odontologia. Além disso os organizadores do curso pretendem capacitar os docentes para os diferentes níveis de ensino e aumentar a competência para a formação de novos recursos humanos na instituição e ainda contribuir para germinação, nucleação e fortalecimento de grupos de ensino e pesquisa.

Márcio lembra que curso de Odontologia da Unioeste teve início no ano de 1997, com turmas anuais de aproximadamente 40 alunos. Atualmente, as clínicas odontológicas da Universidade contam com espaço físico adequado para atendimento de 100 pessoas simultaneamente, em todas as especialidades. O edifício conta com quatro clínicas que totalizam 800 metros quadrados de área construída.

O curso tem também um centro cirúrgico junto às clínicas, no qual podem ser encontrados os equipamentos completos e, na mesma área, também encontram-se os Laboratórios de Dentística, Ortodontia, Escultura, Materiais Dentários, Fundição, Raios-X, Pesquisa em Reabilitação Oral e dependências auxiliares (almoxarifados, central de esterilização, vestiários e oficina.

O Colegiado de Odontologia oferece cursos de Pós-graduação lato sensu nas áreas de Dentística, Endodontia, Prótese Dentária, Ortodontia e Saúde Coletiva em Odontologia. No total são 49 professores sendo nove doutores, 26 mestres e sete doutorandos. ?O esforço conjunto do corpo docente do curso de Odontologia, por meio do apoio da Fundação Araucária (órgão de fomento do governo do Estado do Paraná), da Finep (órgão de fomento do governo Federal) e da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado do Paraná, permitiu angariar recursos no montante de R$ 800 mil para o desenvolvimento de projetos de pesquisa, ampliação do espaço físico e melhoria das condições de funcionabilidade no âmbito do colegiado de Odontologia.

Nos seus cinco campi, a Unioeste tem nove programas de pós-graduação strictu sensu, desses oito em nível de mestrado (Agronomia, Desenvolvimento Regional e Agro-negócio, Educação, Engenharia química, Filosofia, História, Poder e Práticas sociais, Letras – linguagem e sociedade, Zootecnia, Engenharia Agrícola e Geografia) e um doutorado na área de Engenharia Agrícola.

Voltar ao topo