Unidades de Saúde têm vacina contra varicela

A partir da próxima segunda-feira (30), as unidades de saúde de Curitiba irão ofertar a vacina contra varicela, também conhecida como catapora. A dose estará incluída na tetra viral, que também protegerá contra o sarampo, caxumba e rubéola. A nova vacina será ofertada exclusivamente para crianças com 15 meses de idade que já tenham recebido a primeira dose da vacina tríplice viral.

Com esta inclusão, o Ministério da Saúde estima redução de 80% das hospitalizações por varicela. Em Curitiba, só neste ano, já foram registrados 2.781 casos da doença.

Segundo o Ministério da Saúde, por ano cerca de 9 mil pessoas são internadas e mais de 100 morrem por causa da catapora no Brasil. A vacina tetra viral tem 97 % de eficácia e raramente causa reações alérgicas.

De acordo com Moacir Pires Ramos, diretor do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, a vacina estará disponível na rotina dos serviços públicos em substituição à segunda dose da vacina tríplice viral. “É importante que os pais fiquem atentos ao calendário de vacinas e levem as crianças com 15 meses para as unidades de saúde. As 109 unidades estarão ofertando a vacina”.

Em geral, o primeiro sintoma da catapora é a febre, que em seguida evolui para lesões avermelhadas. Essas, por sua vez, tornam-se vesículas cheias de água, até que se rompem, formam casquinhas e secam. Nesse processo, se ocorrer alguma inflamação, o risco de gravidade é elevado.