Unidade móvel qualificará padeiros em 2009

O Senai Paraná, o Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria no Estado do Paraná (Sipcep) e as empresas Líder Equipamentos de Panificação e Moinhos Anaconda vão firmar em 2009 um convênio que prevê a realização de cursos de qualificação e o aperfeiçoamento profissional de padeiros e confeiteiros em todo o Paraná. É o que foi estabelecido no protocolo de intenções assinado na quinta-feira (13), em Curitiba, pelo presidente do Sistema Fiep, Rodrigo da Rocha Loures; diretor do Senai Paraná, João Barreto Lopes; presidente do Sipcep, Joaquim Cancela, e representantes das duas empresas. “Nosso setor precisa de profissionais capacitados e aptos, por exemplo, a trabalhar sem desperdícios de materiais”, afirmou o presidente do Sipcep.

O objetivo, segundo o diretor do Senai Paraná, é disponibilizar uma Unidade Móvel de Panificação para o desenvolvimento de programas de treinamentos teóricos e práticos para a capacitação profissional na área. “A Unidade vai girar todo o Estado, o que representa um aumento significativo na capacidade de atendimento”, disse Barreto, lembrando que para atender a demanda do mercado, o trabalho exigirá planejamento e integração em cada município do Estado.

O presidente do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Rodrigo da Rocha Loures, disse que a cooperação representa a junção tecnológica, sindical e educacional em prol do desenvolvimento do setor. “Este laboratório móvel vai permitir o alcance de todos os municípios à profissionalização e qualificação de mão-de-obra”, afirmou.