Unicentro cria Museu de Ciências Naturais

Um projeto inovador está beneficiando alunos da escolas públicas e privadas da região Centro-Oeste do Paraná. É o Museu Itinerante de Ciências Naturais, que leva às escolas e outros locais públicos parte dos acervos do Museu de Ciências Naturais de Guarapuava e do Laboratório de Anatomia Humana, ambos da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), vinculada à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

A primeira instituição a receber a coletânea de materiais foi a Escola Estadual Heitor Rocha Kramer, entre 15 e 19 de setembro. O projeto é coordenado pela professora Ana Lúcia Crisóstimo, do Departamento de Ciências Biológicas da Unicentro.

Ana Lúcia destaca que as exposições de Ciências aumentam o nível de conhecimento e capacitação do cidadão. “O Museu Itinerante tem entre seus objetivos desenvolver, organizar e manter uma exposição em favor da educação científica de crianças, jovens e adultos visando difundir preceitos de cidadania”, diz.

Para desenvolver as atividades, o projeto conta com a equipe coordenadora, acadêmicos e docentes de vários cursos da Unicentro e da Faculdade Guairacá, além de profissionais voluntários da comunidade. O projeto possibilita também divulgar o conhecimento científico da área de Ciências Naturais produzido na Universidade.