Unesco seleciona projeto do Paraná

O Projeto de Manejo e Conservação da Água na Bacia do Rio São Francisco Verdadeiro, que banha as cidades de Cascavel e Marechal Cândido Rondon, no Sudoeste do Estado, foi escolhido para fazer parte das bacias demonstrativas HELP (Hidrologia, Ambiente, Vivência e Política) da Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura).

O programa Help é uma subdivisão do Programa Hidrológico Internacional (PHI), que busca utilizar os conceitos de preservação e utilização das águas das bacias hidrográficas de todo o planeta de maneira sustentável.

Todo ano, até o dia 31 de janeiro, a Unesco aceita inscrições do mundo inteiro que apresentem propostas para conservação e utilização sustentável das bacias hidrográficas. A escolha ocorreu na semana passada.

De acordo com o projeto brasileiro, o objetivo é melhorar a qualidade da bacia que deságua no lago de Itaipu, e que abastece 60% da população de Foz do Iguaçu. Para isso, destacou a Agência Nacional de Águas (Ana), a meta do programa é acabar com a poluição da bacia, que acontece por meio do lançamento de esgoto doméstico e rural, além de controlar o processo de erosão e de sedimentação. “A participação das entidades da região será enorme e essencial para que o projeto seja implantado corretamente. Vamos contar com o apoio de universidades, prefeituras e outros órgãos públicos, e dos próprios moradores”, ressaltou Henrique Chaves, assessor da Ana.

A agência elaborou o projeto em parceria com a Hidrelétrica Itaipu Binacional. No início do ano, os presidentes das instituições, Jerson Kelma (Ana) e Jorge Samek (Itaipu), assinaram um termo de cooperação técnica para o desenvolvimento do programa.

Esta é a segunda bacia brasileira a ser selecionada pela Unesco – a primeira foi a bacia do Rio Jaú, afluente do Rio Amazonas. Com a escolha, o projeto de manejo e conservação estará sendo monitorado pela organização mundial, e também poderá receber recursos de órgão internacionais, como fundos de financiamento. “Esse projeto servirá de modelo para outras bacias do País. Esperamos que tudo ocorra da melhor forma possível e vamos trabalhar para isso. A Unesco vai acompanhar todos os procedimentos na implantação do projeto”, concluiu Chaves. A Bacia do Rio São Francisco Verdadeiro tem extensão de 92 quilômetros, 2.200 quilômetros quadrados de área, e vazão média anual de 62 metros cúbicos por segundo.

Voltar ao topo