UNE festeja 70 anos com manifestação

Um ato público, realizado ao meio-dia de ontem, na Boca Maldita, no centro de Curitiba, marcou o Dia do Estudante e também o aniversário de 70 anos de fundação da União Nacional dos Estudantes (UNE).

Na ocasião, integrantes de grêmios estudantis e da própria UNE, munidos de faixas e cartazes, defenderam o passe escolar, a reforma universitária e o desenvolvimento de atividades artísticas tanto dentro das instituições de ensino superior quanto das escolas de ensino fundamental e médio. “O desenvolvimento de atividades culturais dentro das instituições contribui para o firmamento da identidade cultural dos estudantes”, comentou o vice-presidente da UNE, Edimir Maciel. “A arte também pode ajudar a afastar os jovens da ociosidade, do álcool e das drogas”.

No que se refere ao passe escolar, os participantes defendiam a ampliação do mesmo também para estudantes dos ensinos fundamental, médio e superior. Segundo Edimir, é necessária a criação de mecanismos que atendam à demanda de estudantes que necessitam do benefício.

Já no que diz respeito à reforma universitária, os estudantes defendiam discussão pedagógica das grades curriculares das instituições, eleições diretas para escolha de reitores com voto paritário e discussões com representantes da UNE antes do aumento de mensalidades em universidades pagas. “A última discussão sobre o modelo universitário brasileiro aconteceu em 1964. Precisamos de uma reforma urgentemente”.

Voltar ao topo