Umidade do ar abaixo dos 30% em algumas regiões

A umidade relativa mínima do ar, que já foi baixa durante o dia de ontem, deve ficar abaixo dos 30%, hoje, em algumas regiões do Paraná. O baixo índice levou a Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec) a enviar, ontem, um alerta à Defesa Civil estadual.

Os índices, ontem, chegaram a 21% em Foz do Iguaçu e 27% em Londrina, segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec). A causa é uma massa de ar seco que cobre grande parte do País.

Até sexta-feira, de acordo com o Cptec, a situação já pode mudar, ao menos no sudoeste e centro-sul do Estado, devido à possível chegada de uma frente fria. “Mas no norte a situação crítica deve continuar até sexta-feira”, explica o meteorologista Gustavo Escobar, do Cptec.

Mesmo assim, os índices ainda são mais altos do que os encontrados em outras cidades, como Campo Grande (MS), onde a umidade durante o dia de ontem chegou a 15%.

Outros estados afetados são Mato Grosso, São Paulo, Goiás, Sul e centro-oeste de Minas Gerais, Rio de Janeiro, oeste da Bahia, Rondônia, centro-sul do Tocantins e sudeste do Pará. Em várias localidades desta faixa, a umidade mínima ficará abaixo de 20%, segundo o Cptec.

Recomendações

Devido ao tempo seco, a Defesa Civil está desaconselhando atividades ao ar livre e exposição ao sol entre as 10h e 17h, especialmente entre as 14h e 16h, período em que a umidade do ar tende a ficar ainda mais baixa. Além disso, orienta para a ingestão de bastante líquido para não ter problemas de desidratação.

Outro problema comum é o risco de incêndios florestais. Portanto, a Defesa Civil recomenda que a população não faça fogueiras nas proximidades de matas e florestas.

Recomenda, também, que motoristas que trafegarem por regiões sujeitas a incêndios tenham atenção redobrada devido à visibilidade reduzida pela fumaça, e evitem jogar pontas de cigarros para fora dos veículos.