Último dia pra atualizar vacinação em menores de 5 anos

Hoje é o último dia da Campanha Nacional de Atualização Vacinal. Em Curitiba, as crianças que ainda não foram imunizadas podem ser levadas a qualquer uma das 109 unidades básicas de saúde, no horário normal de funcionamento. Até ontem foram aplicadas 11.269 doses das nove vacinas do calendário de rotina, que protegem contra 13 doenças, além da contra a gripe e ainda é ofertada para crianças menores de 6 anos.

A campanha que termina hoje marca a introdução de duas novas doses. São a pentavalente, que alia a antiga tetravalente (rubéola, caxumba, tétano, difteria, coqueluche e demais infecções por Haemophilus influenzae do tipo B) ao componente da hepatite do tipo B e a injetável contra a poliomielite ou paralisia infantil, que substituirá gradualmente as gotinhas. Crianças que começaram a ser imunizadas com as três gotinhas continuarão recebendo a vacina oral até completarem a terceira dose.

Segundo estudo com 2.637 crianças nascidas em Curitiba em 2002, menos de 1% apresentam atraso no calendário vacinal nos dois primeiros meses de vida. A taxa sobe para 11% quando a vacina em questão é a Tríplice Viral, aplicada aos 12 meses, e aumenta para 30% para a dose de reforço.

Voltar ao topo