Último dia para inscrições no vestibular da UFPR

As inscrições para o vestibular da Universidade  Federal do Paraná (UFPR) encerram hoje, às 16h. As inscrições devem ser feitas pela internet, no site www.nc.ufpr.br. A taxa é de R$ 72. As inscrições só são aceitas pela internet.

Para quem não tem computador em casa ou acesso à internet, a universidade dispõe de central no setor de Ciências Agrárias, na Rua dos Funcionários, 1540, próximo ao terminal do Cabral.

A UFPR oferece 5.204 vagas, 27% a mais do que no ano passado. Neste ano, são 1.105 novas vagas. O sistema de cotas prevê a destinação de 20% das vagas a estudantes de escolas públicas (vindos dos ensino médio e fundamental) e 20% para negros.

Cada curso deve oferecer, também, uma vaga para portador de deficiência. As provas acontecem nos dias 16 de novembro (primeira fase) e 7 e 8 de dezembro (segunda fase).

Quem ingressar na UFPR no ano que vem deve contar com a gestão do novo reitor. Zaki Akel Sobrinho foi eleito para o cargo na semana passada. O professor, porém, ainda não tomou posse, porque o Conselho Universitário (Coun) deve homologar o seu nome no dia 30 deste mês.

Depois disso, o Coun envia ao Ministério da Educação (MEC) uma lista tríplice e o órgão público nomeará o novo reitor. Todo esse processo pode levar de um a seis meses.

Escola Técnica

As inscrições para os cursos da Escola Técnica da UFPR também encerram hoje. O estudante também deve fazer a inscrição pelo mesmo site, pagando R$ 35 até a hora do fechamento dos bancos.

São oferecidos três cursos que exigem nível fundamental (contabilidade, informática e ensino médio) e outros seis para quem vai cursar o ensino médio (enfermagem, higiene dental, massoterapia, prótese dentária, contabilidade e radiologia). As provas serão realizadas no dia 16 de novembro. Quem não tem acesso à internet pode fazer a inscrição no posto de atendimento na Rua Alcides Vieira Arcoverde, 1225, Jardim das Américas.