UFPR retoma aulas, mas poucos alunos aparecem

As aulas do segundo semestre do ano letivo de 2002, intrerrompidas em dezembro, foram reiniciadas ontem na Universidade Federal do Paraná (UFPR) . O semestre só deve acabar em 21 de março de 2003. Já a lista dos aprovados no vestibular 2003 – cujas aulas começam em abril – será divulgada às 14h desta quinta-feira, dia 23. As alterações do calendário são resultado da greve das instituições públicas de ensino superior em 2000.

Segundo a coordenadora de ensino da Pró-reitoria de Graduação da Universidade, Palmira de Freiras, muitos alunos faltaram no retorno as aulas. “É normal, já que é uma volta atípica, em janeiro. A maioria não veio. Até o fim de semana, as coisas devem se normalizar.”

As colegas Vivien Pinheiro e Paula Oliveira, do curso de Psicologia, eram duas das exceções na Universidade. “Voltamos para estudar. Até que deu para aproveitar as férias”, explica Paula. Segunda ela, que também cursa Direito em outra faculdade, a diferença dos calendários acaba sendo benéfica. “As provas caem em épocas diferentes. Não acumula tudo na mesma semana”, explica.

O grande problema, segundo Vivien, é o calor. “Ter aula no verão, enquanto todo mundo está de férias, não é fácil”, reclama.

O ano letivo de 2003 deve ter início apenas em 22 de abril de 2003.

Provar

A Federal é pioneira na adoção de medidas para acabar com as vagas ociosas nas instituições públicas de ensino superior. O ministro da Educação, Cristóvam Buarque, já declarou que a ocupação da vagas é um dos principais desafios de sua gestão frente ao MEC. Na UFPR, o assunto começou a ser tratado no ano passado e uma série de discussões deu origem ao Provar (Processo de Ocupação de Vagas Remanescentes).

O levantamento inicial da Pró-reitoria de Graduação da UFPR (Prograd) apontou 1247 vagas ociosas em todos os cursos para turmas a partir do terceiro ano. No entanto, serão ofertadas nessa primeira edição do Provar apenas 1009. “Isso se deve à liberdade dada aos coordenadores de cada curso. Eles trabalharam junto com a Pró-reitoria. Vamos receber o número de alunos que a infra-estrutura permite, sem onerar a qualidade e o bom desempenho das atividades acadêmicas”, afirmou o reitor Carlos Augusto Moreira.

A primeira fase, destinada à transferência dos alunos da própria UFPR, acontecerá nos dias 22 e 23 deste mês. O edital para a segunda fase será divulgado dia 31 deste mês. As inscrições só acontecerão via internet, de 6 a 23 de fevereiro. As vagas são para alunos de outras instituições de ensino superior, que já tenham cursado o primeiro ou segundo ano de seu curso, pois só existem vagas na UFPR para a partir do terceiro ano. As provas da segunda fase acontecem dia 23 de março.

Voltar ao topo