UFPR refaz primeira fase do vestibular

Com portões fechados exatamente no horário previsto, às 13h30 de ontem, a nova primeira fase do Vestibular 2007 da Universidade Federal do Paraná (UFPR) teve 832 ausentes. Alguns deles ficaram de fora devido ao atraso. O número representa 7,2% do total de 11.553 candidatos que tiveram que refazer esta etapa, tudo porque no dia 19, quando foi aplicada a primeira prova, uma tempestade assolou Curitiba e provocou falta de luz em cinco locais do concurso.

Ontem também aconteceu o Programa de Admissão Seriada da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), o que fez com que outros 647 candidatos inscritos como treineiros, que não concorriam a vagas, também não comparecessem. Segundo o reitor Carlos Augusto Moreira Júnior, estes candidatos somam-se aos 2.223 ausentes no dia 19, totalizando 3.055 eliminados – 7,2% do total de 43.449 inscritos.

No mais, contrastando com o dia 19, o vestibular transcorreu de forma tranqüila. Apenas três candidatos tiveram problemas de saúde e fizeram provas no Hospital de Clínicas (HC). Um com intoxicação alimentar, outro com infecção pulmonar e uma candidata que deu à luz há poucos dias.

Dificuldade

O fato de precisaram realizar novamente a prova dividiu a opinião dos candidatos. ?Ter que fazer tudo de novo causa uma ansiedade grande, ainda mais sabendo da dificuldade das questões?, diz Petter Vieira da Rosa, que tenta uma vaga em Desenho. Já Janaina Cabral, que quer cursar Ciência da Computação, acredita que ter que repetir a prova foi como um simulado a mais. ?Deu para ver onde eu estava com mais dificuldade e me esforçar mais?, disse.

O reitor lembrou que o resultado da primeira fase do vestibular será divulgado em uma única lista no dia 7. A lista dos classificados para a segunda fase, que acontece no dia 10, estará disponível no site do Núcleo de Concursos (NC). O ensalamento estará disponível para impressão no mesmo dia.

Gabarito oficial

A UFPR divulgou ontem o gabarito oficial da prova de Conhecimentos Gerais, realizada no dia 19 de novembro. Duas questões foram anuladas: a número 26, da prova de Química, e a número 51, da prova de Interpretação de Texto. Além disso, a questão de número 12 da prova de Biologia foi alterada. Já a resposta da questão 60 da prova de Literatura, que foi contestada por professores de cursinho e colégios de Curitiba, que afirmam que a questão apontava mais de uma resposta aceitável, foi mantida.

Vez dos índios

Nos dias 9 e 10, a UFPR promove o Vestibular Indígena, que oferta sete vagas na instituição e outras 36 nas seis universidades estaduais paranaenses. ?Não são vagas de cotas, são vagas de expansão que são muito importantes para a inclusão deste grupo?, diz Moreira Júnior. Estão inscritos para o concurso 154 indígenas de seis estados brasileiros. Desde 2005 a UFPR abre vagas a mais em seus cursos para índios, que fazem um vestibular à parte. Este ano, os cursos mais procurados são na área de saúde e de pedagogia.

Voltar ao topo