Reitor

UFPR quer evitar polêmica em eleição

As eleições para reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) se tornaram motivo de muita discussão dentro e fora da instituição. A polêmica é tanta que a presidente do Conselho Universitário (Coun) e vice-reitora em exercício da Reitoria, Márcia Helena Mendonça, convocou uma coletiva de imprensa hoje, para falar sobre o caso.

A confusão ocorre porque depois que o Coun decidiu aceitar as eleições por chapa (que contaria com o candidato a reitor e a vice) reivindicada pela Comissão Paritária de Consulta, na última terça-feira, as entidades que representam a comunidade – que inclui professores, alunos e servidores – se posicionaram contra a decisão. O curioso é que são as entidades que elegem a Comissão Paritária.

“Creio que está havendo uma grande incompreensão das diretorias das entidades sobre a importância dos cargos de reitor e vice-reitor. A universidade pública produz quase a totalidade da ciência e tecnologia do País. Precisamos de um processo eleitoral que torne legítimos estes cargos”, reclamou o professor Emmanuel Appel, presidente da Comissão Paritária.

Depois que o Coun decidiu acatar o pedido da comissão, um novo prazo – 28 de agosto -foi definido para que a discussão seja refeita com a comunidade – que inclui Associação de Professores (APUFPR), Diretório Central dos Estudantes (DCE) e Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau Público de Curitiba (Sinditest).

“Só depois dessas discussões é que vamos fazer uma nova reunião”, disse Appel. O problema é que já na quarta-feira as três entidades divulgaram nota explicando que não concordaram com a decisão do Coun e que resolveram manter as datas do pleito.

A definição da eleição por chapas foi divulgada na semana passada, dentro das normas do pleito. Desta forma, estão inscritos dentro dessas normas dois candidatos: Zaki Akel Sobrinho para reitor, e Rogério Molinari para vice-reitor; e Cid Aimbiré de Moraes Santos para reitor, e Francisco Assis Mendonça, para vice. As eleições estavam marcadas para o dia 27 de agosto. As inscrições para reitor fecharam no dia 6 de agosto.