UFPR promove passeio ciclístico

No próximo sábado (20), o projeto Ciclovida do Núcleo de Psicologia do Trânsito da UFPR vai promover o Ciclodia, uma ação que terá passeio ciclístico e várias atividades dirigidas para os ciclistas.

As inscrições serão feitas no dia, a partir das 9 horas, na frente do Prédio Histórico da UFPR, na Praça Santos Andrade. A saída será às 11 horas, num trajeto que incluirá os campi Reitoria, Hospital de Clínicas, Agrárias no Juvevê, Jardim Botânico e chegada no Centro Politécnico, num percurso total de  aproximadamente 18 quilômetros.

Chegando no Centro Politécnico em torno das 13 horas, haverá um piquenique em que cada participante deve levar o próprio lanche. Naquele campus haverá ainda exposição de bicicletas antigas, sorteio de brindes, show com bandas universitárias, gincana e corridas. 

José Carlos Belotto, responsável do projeto Ciclovida, espera a particiapação de 500 ciclistas. “Será mais que um passeio, teremos muitas outras atividades para os participantes”, comenta. Diz ainda que o objetivo é estimular cada vez mais a utilização da bicicleta como veículo de um transporte que não polui e que faz bem para a saúde.

Segundo Belotto, a atividade será preparatória para o Dia Mundial Sem Carros em que o Ciclovida e a ONG Bicicletada Curitiba organizam uma marcha de bicicletas na segunda-feira, dia 22 de setembro. A atividade pretende reunir 1.000 bicicletas em pleno horário do rush, a partir das 18 horas, com concentração no campus Reitoria.