A H1N1

UFPR prepara volta às aulas no dia 17

A Universidade Federal do Paraná decidiu nesta quarta-feira (5) prorrogar por mais uma semana a suspensão das aulas de todos os seus cursos de graduação e pós-graduação, em decorrência da epidemia de gripe A (H1N1). O retorno às aulas estava previsto para a próxima segunda-feira (10), mas foi adiado para o dia 17 de agosto.

A decisão foi tomada pela Reitoria da UFPR, durante reunião da qual participaram dirigentes do Sinditest, Apufpr e DCE, entidades que representam, respectivamente, os servidores técnico-administrativos, os professores e os estudantes da universidade.

Segundo o reitor Zaki Akel Sobrinho, a instituição pretende usar a segunda semana de suspensão das aulas para realizar um trabalho de orientação da comunidade universitária a respeito da nova gripe. “De forma conjunta, optamos pela cautela diante do quadro atual da gripe no Paraná”, afirmou. “Na próxima semana, vamos ampliar nossa estratégia de orientação e adotar algumas medidas técnicas, já em preparação para
retomar as aulas”, finalizou o reitor.

Entre as medidas que a UFPR pretende adotar estão o uso de luvas por parte dos servidores que trabalham nos restaurantes universitários e a disponibilização de álcool gel nas diferentes unidades da instituição. Também está prevista a produção de novos materiais impressos e audiovisuais sobre o assunto.

A universidade decidiu ainda pelo fechamento temporário dos restaurantes
universitários. “Tomamos essa medida seguindo as orientações de autoridades sanitárias estaduais e municipais, de evitar aglomerações”, explicou a pró-reitora Rita de Cássia Lopes (Assuntos Estudantis).

Alunos que residem nas três casas de estudantes universitários da capital e que permaneceram na cidade mesmo após a suspensão das aulas receberão da universidade gêneros alimentícios para que possam preparar as refeições no próprio lugar onde moram. Cerca de 170 alunos devem ser beneficiados pela medida.

Voltar ao topo