UFPR está oferecendo 1.090 vagas

Começa na próxima quinta-feira as inscrições para a segunda etapa do Processo de Ocupação de Vagas Remanescentes da Universidade Federal do Paraná (Provar). Estudantes de outras instituições vão poder se candidatar a uma das 1.090 vagas distribuídas em todos os cursos da Federal. O prazo para se inscrever termina no dia 23 de fevereiro e as provas estão marcadas para o dia 23 de março. Na primeira etapa participaram alunos da própria instituição e o número oferecido à comunidade não mudou.

Depois de muita discussão no final do não passado a UFPR conseguiu aprovar o projeto de ocupação de vagas remanescentes e, agora, os estudantes que já concluíram o 2.º ano ou quarto período de qualquer um dos cursos que a universidade oferece pode tentar uma vaga.

No total a entidade apresenta 1.370 lugares ociosos, mas nem todos estão disponíveis. Segundo o reitor de graduação, Waldo Cavellet, os 360 restantes vão ficar para o ano que vem. A medida foi adotada porque o currículo de alguns cursos está sendo reestruturado. Cavellet explica que a mudança é necessária porque muitos alunos não conseguem adequar o horário de trabalhos aos de estudos e com isso acabam desistindo. Esta situação integra a lista de mais de 20 motivos que afastam os alunos universidade. “Com a reformulação pretendemos diminuir esse número”, afirma Waldo.

Desistências

Entre os fatores que contribuem para o número de desistências está o fato de muitos estudantes chegarem muito cedo à universidade. Eles acabam descobrindo tempos depois que aquela não era a profissão esperada. Mas, além da vaga destes alunos, a possibilidade de outros estudantes ocuparem o lugar de quem trancou a matrícula pode aumentar as ofertas. Há discussões sobre o assunto no Ministério da Educação. Só na Federal do Paraná, 200 pessoas trancam a matrícula todos anos. “Quando o aluno retorna, não segue com a mesma turma. Assim fica uma vaga aberta na turma que ele estudava”, explica Cavellet.

Primeira Etapa

A primeira etapa do Provar foi realizada com alunos da própria universidade que queriam trocar de turno, campus ou habilitação dentro do mesmo curso. Participaram desta fase 243 pessoas. Grande parte deles, 144 alunos, pediu para cursar no período da noite. “Vamos estudar a possibilidade de realizar um redimensionamento das vagas”, diz Waldo. Outra situação que será avaliada é a oferta de vagas para o curso de medicina veterinária na cidade de Palotina. Foram 22 pedidos para transferir o curso para Curitiba.

As inscrições para o Provar só podem ser feitas pela internet nos endereços www.ufpr.br  e www.nc.ufpr.br. O valor é de R$ 137,00 mais a taxa de envio de documentos, que é de R$ 4,50. Mais informações nesses mesmos endereços eletrônicos.

Voltar ao topo