Foram 15.809 os candidatos aprovados para a segunda fase do vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR), resultado divulgado na tarde de ontem. A primeira fase, composta por 80 questões múltipla escolha, foi feita por 40.419 estudantes.

continua após a publicidade

Nos próximos dias, a UFPR promete divulgar um perfil detalhado dos aprovados. Eles concorrem a um total de 5.204 vagas, 27% a mais do que as ofertadas no ano passado.

A segunda fase acontece nos dias 7 e 8 de dezembro. A partir da próxima quarta-feira, os aprovados devem acessar o site do Núcleo de Concursos da UFPR (www.nc.ufpr.br) para conferir o seu respectivo local de prova e imprimir o comprovante de ensalamento.

No dia 7, os candidatos fazem a prova de compreensão e produção de textos e, no dia seguinte, acontecem as provas específicas que variam conforme o curso escolhido. Os cursos de Estatística, Matemática e Matemática Industrial terão ainda uma terceira fase, que se estenderá durante todo o primeiro semestre de 2009.

continua após a publicidade

De acordo com a UFPR, o número de aprovados para a segunda fase varia de acordo com a concorrência de cada curso. O total de convocados pode oscilar de duas (para cursos com menos de cinco candidatos por vaga) a cinco vezes (quando a relação candidato-vaga é superior a 20) o número de vagas oferecidas. A lista completa com os aprovados em cada curso e o desempenho individual obtido na primeira fase também podem ser conferidos pela internet.

Treineiros

continua após a publicidade

Do total dos candidatos aprovados, 615 são treineiros, ou seja, que não concorrem efetivamente às vagas. Entre eles estão André Luiz Rabêllo, aprovado no curso de Administração, e Guilherme dos Santos Piedade, de Direito, dois alunos de 14 anos que cursam o primeiro ano do ensino médio no Colégio Expoente.

“A partir da oitava série começamos a preparar nossos alunos para esse tipo de concorrência, com simulados baseados nos principais vestibulares do Brasil, então o vestibular acaba sendo um prolongamento do treinamento”, afirmou a diretora Soraya Sunaga.