UFPR divulga aprovados na primeira fase do vestibular

Foram 15.809 os candidatos aprovados para a segunda fase do vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR), resultado divulgado na tarde de ontem. A primeira fase, composta por 80 questões múltipla escolha, foi feita por 40.419 estudantes.

Nos próximos dias, a UFPR promete divulgar um perfil detalhado dos aprovados. Eles concorrem a um total de 5.204 vagas, 27% a mais do que as ofertadas no ano passado.

A segunda fase acontece nos dias 7 e 8 de dezembro. A partir da próxima quarta-feira, os aprovados devem acessar o site do Núcleo de Concursos da UFPR (www.nc.ufpr.br) para conferir o seu respectivo local de prova e imprimir o comprovante de ensalamento.

No dia 7, os candidatos fazem a prova de compreensão e produção de textos e, no dia seguinte, acontecem as provas específicas que variam conforme o curso escolhido. Os cursos de Estatística, Matemática e Matemática Industrial terão ainda uma terceira fase, que se estenderá durante todo o primeiro semestre de 2009.

De acordo com a UFPR, o número de aprovados para a segunda fase varia de acordo com a concorrência de cada curso. O total de convocados pode oscilar de duas (para cursos com menos de cinco candidatos por vaga) a cinco vezes (quando a relação candidato-vaga é superior a 20) o número de vagas oferecidas. A lista completa com os aprovados em cada curso e o desempenho individual obtido na primeira fase também podem ser conferidos pela internet.

Treineiros

Do total dos candidatos aprovados, 615 são treineiros, ou seja, que não concorrem efetivamente às vagas. Entre eles estão André Luiz Rabêllo, aprovado no curso de Administração, e Guilherme dos Santos Piedade, de Direito, dois alunos de 14 anos que cursam o primeiro ano do ensino médio no Colégio Expoente.

“A partir da oitava série começamos a preparar nossos alunos para esse tipo de concorrência, com simulados baseados nos principais vestibulares do Brasil, então o vestibular acaba sendo um prolongamento do treinamento”, afirmou a diretora Soraya Sunaga.

Voltar ao topo