UFPR convoca 15,8 mil candidatos para 2ª fase do vestibular

O Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná divulgou na tarde desta quinta-feira (27) a lista com 15.809 candidatos aprovados para a segunda fase do vestibular deste ano.

Do total de candidatos aprovados, 8.196 (51,8%) são homens e 7.613 (48,2%), mulheres. E 615 são treineiros, que não concorrem efetivamente às vagas.

As provas da segunda fase estão marcadas para os dias 7 e 8 de dezembro. A partir da próxima quarta-feira (3/12), os candidatos aprovados devem acessar o site do Núcleo de Concursos da UFPR [www.nc.ufpr.br] para descobrir seus novos locais de prova e imprimir o comprovante de ensalamento. Os portões fecham sempre às 13h30min.

No dia 7, os candidatos farão a prova de compreensão e produção de textos, cujo conteúdo é comum a todos os cursos. No dia seguinte, será a vez das provas específicas, que variam conforme o curso escolhido pelo estudante. Alguns cursos não têm provas específicas.

Os candidatos dos cursos de Design, Arquitetura e Urbanismo e Música fazem no dia 8 as provas de habilidade específica. Os cursos de Estatística, Matemática e Matemática Industrial terão ainda uma terceira fase, que se estenderá durante todo o primeiro semestre de 2009.

Dos 43.509 candidatos inscritos no processo seletivo, 40.419 fizeram as provas da primeira fase, no último dia 16 de novembro.

O número de aprovados para a segunda fase varia de acordo com a concorrência de cada curso. O total de convocados vai de 2 vezes o número de vagas oferecidas (para cursos com menos de 5 candidatos por vaga) a 5 vezes (quando a relação candidato-vaga é superior a 20).

Um perfil mais detalhado dos candidatos aprovados será divulgado pela UFPR nos próximos dias.

Mais vagas

O vestibular da UFPR oferece este ano 5.204 vagas -27% a mais do que no ano passado. O total de vagas em cursos exclusivamente noturnos cresceu 84,8%: passou de 978 para 1.807 vagas.

Conforme o edital do vestibular, 20% do total de vagas (1.041) são reservadas para alunos que estudaram sempre em escola pública. Outros 20% são destinados a alunos negros.

A UFPR destina ainda uma vaga extra em cada curso para pessoas portadoras de deficiência.