UFPR concede título benemérito

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) vai prestar sua primeira homenagem com o Título Benemérito da instituição, destinado às pessoas que deram uma grande contribuição à universidade, mas que não fazem parte do seu quadro de funcionários. O primeiro homenageado é o advogado Fernando Antônio Miranda, presidente da Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas (AAHC). A cerimônia de outorga do título acontece nesta quinta-feira, às 20h, no Teatro da Reitoria.

O reitor da UFPR, Carlos Augusto Moreira Júnior, explica que o conselho universitário entendeu que deveria reconhecer, com o Título Benemérito, a atuação de pessoas da comunidade que lutaram para o crescimento da instituição. Em votação secreta, o conselho escolheu Fernando Antônio Miranda pelo seu trabalho desenvolvido na AAHC, desde 1995.

Miranda conta que recebeu a homenagem com surpresa. Ele fez parte há dez anos do Movimento Amigos do HC, que se juntou a uma associação interna do hospital fundada no início da década de 1980. Da união surgiu a AAHC, que hoje possui 60 comissões, que atendem quase todas as áreas do hospital. Atualmente, 2,7 mil pessoas integram a entidade.

"Pouco a pouco, a comunidade foi compreendendo que era importante prestigiar um hospital-escola", lembra. De acordo com ele, há obras em quase todos os andares e setores do hospital. "Esse é o título mais honroso que recebi em toda a minha vida", opina Miranda.

Além do Título Benemérito, a UFPR concede as homenagens Professor Honoris Causa (para qualquer pessoa que tenha contribuído para as artes, cultura e ciência no País), Doutor Honoris Causa (para aqueles que ajudaram a universidade e que fazem parte de alguma instituição) e Professor Emérito (para os mestres da UFPR já aposentados). (JC)

Voltar ao topo