Pioneira

UFPR completa 100 anos nesta quarta-feira

Nesta quarta-feira (19) a Universidade Federal do Paraná (UFPR) completa o seu centenário. Símbolo da cidade e cartão-postal de Curitiba, ela foi a primeira universidade do Brasil e carrega o peso pioneirismo da criação concebida pelo médico Victor Ferreira do Amaral e Silva e por Nilo Cairo.

Apesar de 2012 simbolizar os 100 anos da instituição, foi também o ano em que houve a maior greve da história, que começou em 17 de maio se estendendo até 16 de setembro. O prédio história da universidade, na Praça Santos Andrade passou por uma importante reforma, na qual retornou à sua cor original.

Pioneirismo

Os primeiros cursos a serem ministrados na UFPR foram: direito, engenharia, medicina, cirurgia e obstetrícia, comércio, farmácia e odontologia.  Hoje, a instituição mostra a sua importância e atualidade implantando cursos como biomedicina, gestão pública e tecnologia em biocombustíveis.

Centenário

Outra instituição que também comemora seu centenário nesta quarta-feira é o Centro de Letras do Paraná. Uma das importantes entidades que se dedicam a preservar a cultura do estado, por onde passaram os grandes poetas e escritores paranaenses.