UFPR apresenta ações para o Ribeira

O reitor da Universidade Federal do Paraná, Carlos Augusto Moreira Júnior, apresentou ontem, em reunião com o assessor especial do governador Roberto Requião, Daniel Godoy Júnior, e demais secretários estaduais, o programa Vale do Ribeira de ensino, pesquisa e extensão. Desenvolvido a pedido do governador, quando do lançamento do programa Leite das Crianças na região, prevê ações nas áreas de educação, saúde, agricultura e meio ambiente, qualificação de mão-de-obra, cultura e democratização da informação.

 

As ações propostas deverão integrar as demais ações do governo do Estado para desenvolver a região, que apresenta os índices mais baixos de desenvolvimento humano (IDH) do Paraná. ?É preciso agora articular essas ações e fazer um trabalho integrado em favor da população do Vale do Ribeira?, defende o secretário estadual da Agricultura e vice-governador do Estado, Orlando Pessutti. Uma segunda reunião já foi agendada, para o dia 22, quando as secretarias estaduais da Educação, do Desenvolvimento Urbano, da Agricultura, da Saúde, do Trabalho e Ação Social vão aprofundar suas propostas e a forma de sistematizar um trabalho em parceria com a UFPR.

 

A vice-reitora Maria Tarcisa Silva Bega lembrou na reunião que a UFPR atendeu à solicitação do governador dentro da competência da instituição, que é a formação de recursos humanos. ?É essa a nossa proposta para a região que, naturalmente, tem de ser integrada a uma política de desenvolvimento econômico e social cuja responsabilidade é do governo estadual e federal?, disse. ?Vamos colaborar e fazer a nossa parte.?

Para a área de educação estão previstas ações de capacitação de novos professores para a alfabetização de jovens e adultos, além de física e matemática. O projeto inclui ainda a criação de dois cursos profissionalizantes, de técnico agrícola com ênfase em agroecologia, e de técnico em enfermagem, com ênfase na saúde da família. A população deverá receber ainda atendimento médico emergencial, incluindo as especialidades de ginecologia e obstetrícia, cirurgia, traumato-ortopedia e odontologia.

Voltar ao topo