UFPR abre feira de cursos e profissões

Com o objetivo de apresentar seus trabalhos a estudantes do ensino médio e também ajudá-los a escolher uma profissão, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) deu início ontem, em seu campus do bairro Jardim Botânico, em Curitiba, ao evento “Cursos e Profissões – Uma Feira de Idéias para o Futuro”. A feira, que acontece pelo segundo ano consecutivo, conta com 47 estandes nos quais os visitantes podem obter informações sobre 69 cursos de graduação oferecidos pela universidade, além de nove cursos profissionalizantes disponibilizados pela escola técnica.

“Em cada estande, professores e alunos das áreas estarão se revezando e fornecendo informações sobre as disciplinas presentes em seus cursos, atividades extra-curriculares, pesquisas e mercado de trabalho”, comenta o pró-reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho. “É uma oportunidade para os estudantes conhecerem a estrutura da universidade e tirarem dúvidas sobre a formação que vão receber”.

No decorrer da feira, que termina amanhã, serão realizadas cerca de 90 palestras. Cada curso apresenta duas conferências com 40 minutos de duração, que acontecem de hora em hora, das 10h às 17h. Já das 9h às 14h, os estudantes poderão assistir a palestras específicas sobre orientação profissional e mudanças no vestibular da UFPR.

Outras atrações são um laboratório de Química com espécies marinhas da costa brasileira em um aquário gigante, o minibaja, carro montado por estudantes do curso de Engenharia Mecânica e que poderá ser dirigido por pessoas que doarem um quilo de alimento não-perecível, e um camarim onde serão demonstradas maquiagens teatrais.

Duas vezes a cada dia, às 10h30 e às 15h, alunos do curso de teatro da UFPR estarão encenando comédias, com 30 minutos de duração, em uma tenda armada entre os prédios dos setores de Ciências Sociais Aplicadas e Saúde. Assim como todas as outras atrações da feira, as encenações são gratuitas e abertas a todos.

Estudantes

Ontem, os estudantes que compareceram à feira olhavam com atenção os estandes e se esforçavam para assistir às palestras. Além de jovens do próprio Paraná, o evento reuniu muitas pessoas vindas de outros estados. A estudante Ana Paula Russo Schimidt, de 17 anos, é de São Paulo e quer tentar o vestibular da UFPR, cujas inscrições começam na próxima segunda-feira. Ela pretende disputar uma vaga para o curso de Biologia. “A feira é importante para que eu possa comparar o curso oferecido pela UFPR com os oferecidos por instituições de São Paulo, como Unesp e Unicamp”, contou.

Já Belisa Tiegs Ferreira, de 16 anos, é de Rondônia e também almeja uma vaga na UFPR. Ela vai tentar Medicina. “Estou decidida sobre a profissão que pretendo exercer, mas acho que a feira pode ajudar bastante as pessoas que ainda estão em dúvida. Através dela, podemos descobrir aptidões”, declarou.

Voltar ao topo