UEPG oferta 2,7 mil vagas para a graduação à distância

Com a oferta de 2.720 vagas, a Comissão Permanente de Seleção (CPS) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) anuncia a abertura das inscrições para o Vestibular para Ingresso em Cursos de Graduação a Distância. O concurso integra o convênio assinado com o Ministério da Educação (MEC) para implantação da Universidade Aberta do Brasil (UAB) pela UEPG, com a participação de 28 municípios do Paraná e Santa Catarina, onde serão instaladas unidades pólos de apoio presencial para atendimento dos acadêmicos. As inscrições devem ser feitas pela internet (www.uepg.br/cps), de 1º a 23 de novembro.

O convênio UAB/UEPG disponibiliza vagas para as Licenciaturas em Educação Física, Geografia, História, Letras – Português/Espanhol e Pedagogia. Os cursos terão suas cargas horárias desenvolvidas com 70% a distância e 30% presencial, conforme prevê o projeto pedagógico aprovado pelo Ministério da Educação. Excepcionalmente, o curso de Educação Física terá 60% da carga horária a distância e 40% presencial.

O primeiro passo para a inscrição consiste no “download” do edital que regulamenta o concurso, do que se dará ciência pelo simples pagamento da taxa de inscrição (R$ 90,00), através de bloqueto de cobrança bancária, também emitido pelo sistema. O candidato deve seguir rigorosamente as orientações para preenchimento de seus dados pessoais, nos campos indicados pelo sistema desenvolvido pela CPS para a inscrição on-line. A taxa de inscrição poderá ser recolhida até a data limite de 24 de novembro, em qualquer local integrado ao sistema de cobrança por aviso de compensação bancária.

Após quatro dias úteis do pagamento da taxa de inscrição e, no máximo, até 11 de dezembro de 2008, o candidato deverá acessar o sistema disponibilizado pela UEPG para a impressão da ficha de inscrição. Nos locais apropriados, deverá colar uma foto ‘3×4′, recente, e também a fotocópia de um documento oficial de identidade (cédula de identidade emitida pela Secretaria Estadual de Segurança Pública, pelas Forças Armadas, Polícia Militar, por Ordens ou Conselhos profissionais, carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação ou passaporte). A ficha deverá se assinada pelo candidato, para o ingresso no local de prova, devendo ser entregue ao fiscal de sala durante a identificação dos candidatos.

As provas serão realizadas no dia 25 de janeiro de 2009, nas cidades (unidades pólo) de Apucarana, Assaí, Bandeirantes, Bituruna, Cerro Azul, Colombo, Congoinhas, Engenheiro Beltrão, Faxinal, Flor da Serra do Sul, Goioerê, Ibaiti, Ipiranga, Itambé, Jacarezinho, Jaguariaíva, Lapa, Laranjeiras do Sul, Palmeira, Palmital, Pinhão, Ponta Grossa, Rio Negro, Sarandi, Telêmaco Borba e Umuarana, no Paraná; e Canoinhas e Florianópolis, em Santa Catarina. A opção pelo local de provas (1ª e 2ª opções) deverá ser manifestada no ato da inscrição. A realização das prova nas cidades indicadas ficará sujeito ao número de inscritos. Em caso de baixo número de opções em determinada cidade, os candidatos poderão ser remanejados para outras cidades, conforme a opção no momento da inscrição.

Conforme o edital do concurso, as provas serão realizadas em duas etapas (ambas realizadas em 25 de janeiro). Na prova Vocacionada (1ª etapa), os candidatos responderão às questões de três disciplinas, cuja composição dependerá do curso escolhido. Os portões serão abertos às 7h30, com fechamento às 8h15 e início das provas às 8h45. A prova terá três horas de duração. Na segunda etapa, à tarde, denominada de Conhecimentos Gerais, todos responderão à mesma prova. Os portões serão abertos às 14h, com fechamento às 14h45; e início das provas às 15h15. 

Vagas
Das 2.720 vagas ofertadas, 50% são reservadas a professores em exercício na rede pública de ensino, dento da concepção da Universidade Aberta do Brasil de incentivar a formação de professores atuantes na esfera pública da educação básica. O candidato aprovado dentro dessa cota deverá comprovar a condição de professor em exercício. A outra metade das vagas se destina aos interessados em realizar curso de licenciatura, dentro da chamada cota universal. O não preenchimento da vagas destinadas aos professores implicará no remanejamento destas para o mesmo curso na cota universal e na mesma unidade pólo.

Em Apucarana, o concurso oferta 50 vagas para a licenciatura em Geografia, 50, para História; 50, para Letras – Português/Espanhol; e 40, para Matemática, sempre dentro do critério de 50% para professores atuantes na rede de ensino pública e 505 para a cota universal. Assai terá 50 vagas para a licenciatura em Geografia; Bandeirantes, 50 para Letras – Português/Espanhol; 40, para Matemática; e 50, para Pedagogia.

No município de Bituruna, a UEPG oferta 50 vagas para a licenciatura em Pedagogia, curso também oferecido em Canoinhas (SC), com disponibilidade de 50 vagas. Na unidade pólo de Cerro Azul, há 50 vagas para Geografia e mais 40, para Matemática. Em Colombo, são 50 vagas para Geografia; 50 para História; e 50, para Letras – Português/Espanhol.

A licenciatura em Educação Física tem oferta de 50 vagas, em Congoinhas, unidade pólo que terá também 40 vagas para o curso de Matemática. Engenheiro Beltrão disponibiliza 50 vagas para Geografia; e 40 para Matemática; Em Faxinal, serão 50 vagas para Letras – Português/Espanhol; e mais 40 para Matemática. O município de Flor da Serra do Sul receberá o curso de licenciatura em Letras – Português/Espanhol, com a disponibilidade de 50 vagas.

Para Florianópolis (SC), o edital estipula 300 vagas para o curso de Pedagogia. Em Goioerê, são 50 vagas para Letras – Português/Espanhol. Ibaiti ficou com 50 vagas para licenciatura em História. A unidade de Ipiranga oferta 40 vagas para Matemática e mais 50 para Pedagogia. Em Itambé, são 50 vagas para Geografia. Jacarezinho disponibiliza 50 vagas para Letras – Português/Espanhol; e 40, para Matemática. Jaguariaíva terá 50 vagas para Pedagogia.

Na cidade da Lapa, o convênio UAB/UEPG oferta 50 vagas para a licenciatura em Educação Física; 50, para Geografia; e 40, para Matemática; Em Laranjeiras do Sul, são 50 vagas para o curso de Geografia. A unidade de Palmeira terá 50 vagas para Educação Física; 50 para História; e 40, para Matemática. Palmital oferta 50 vagas em Pedagogia; e Pinhão oferece 40 vagas para Matemática.

Em Ponta Grossa serão ofertados os cursos de História (50); Letras – Português/Espanhol (40); Matemática (40); e Pedagogia (50). Rio Negro oferece 40 vagas para Matemática. Sarandi oferta vagas para História (50); Letras – Português/Espanhol (40); e Matemática (40). Para Telêmaco Borba são mais 50 vagas para Geografia; 50, para História; 40, para Matemática; e 50, para Pedagogia. Na unidade de Umuarama, serão ofertadas 40 vagas para a licenciatura em Letras – Português/Espanhol.