UEPG divulga pontuação mínima exigida dos candidatos na prova vocacionada

A Comissão Permanente de Seleção da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) divulgou a pontuação mínima na etapa vocacionada do Vestibular de Inverno, cujas aprovas foram realizadas nos dias 14 e 15 de julho. A exigência de uma pontuação mínima nesta etapa do concurso está entre as mudanças implementadas pela UEPG nos seus vestibulares. O resultado do Vestibular de Inverno, com os aprovados em primeira chamada e a lista de espera, deverá ser divulgado até 5 de setembro.

A partir do Vestibular de Inverno deste ano, além de não poderem ter pontuação nula nas duas etapas de provas de conhecimentos gerais e na vocacionada, os candidatos terão que obter pontuação mínima na etapa vocacionada, cujas questões englobam três disciplinas, de acordo com o curso escolhido.

O presidente da Comissão de Seleção, professor Antônio Carlos Schafranski, explica a nota mínima é calculada pela média aritmética simples da pontuação alcançada pelos candidatos de cada curso, turno e local de oferta. ?Quanto mais alta a pontuação dos candidatos na prova vocacionada, mais alta será a média do curso, elevando o mínimo exigido para a classificação do vestibulando?, afirma.

Aqueles que não atingirem essa pontuação mínima são eliminados do concurso, independente das notas obtidas nas demais etapas e do regime de cotas para alunos da escola pública e para negros. Engenharia de Materiais e Direito matutino aparecem como os cursos com pontuação mínima mais alta na etapa vocacionada, cuja pontuação máxima é de 2.700 pontos. Nesses dois cursos, serão eliminados os candidatos que não alcançarem 1.179 pontos.

Na seqüência, aparece o curso de Comunicação Social ? Jornalismo, com 1.176; Direito noturno, 1.140; Bacharelado em História, vespertino, 1.122; Bacharelado em Geografia, matutino, 1.095; Letras ? Português/Inglês, vespertino, 1.090; Licenciatura em Geografia, noturno, 1.067; Licenciatura em História, noturno, 1.064; Letras ? Português/Inglês noturno, 1.049; Turismo, 1.032; Serviço Social, 1.015; e Farmácia, 1.007. O curso de Odontologia, que apresentou a maior concorrência do Vestibular de Inverno (24 candidatos por vaga), exige pontuação mínima na prova vocacionada de 1.006 pontos.

Entre os cursos com pontuação mínima mais baixa, estão Licenciatura em Educação Física, noturno, em Telêmaco Borba, com 732 pontos; Licenciatura em Educação Física, noturno, Ponta Grossa, 796; Bacharelado em Educação Física, integral, 816; Zootecnia, em Castro, 837; Licenciatura em Ciências Biológicas, noturno, 840; Informática, 846; Enfermagem, 859; Licenciatura em Matemática, noturno, 860; Engenharia de Alimentos, 892; e Ciências Contábeis, matutino, 898.

Veja em anexo a relação completa da pontuação mínima exigida em cada curso, turno e local.

Voltar ao topo