Educação

UEM lidera ranking entre universidades paranaenses

Nenhuma das universidades paranaenses ficou entre as dez melhores instituições avaliadas pelo Índice Geral de Cursos (IGC), divulgado ontem pelo Ministério da Educação (MEC).

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) aparece apenas na 29.ª colocação geral, entre as 173 universidades avaliadas no País. Ao contrário do cenário nacional, em que nove das dez primeiras são federais, no Paraná, as estaduais obtiveram os melhores desempenhos. Das 12 universidades avaliadas no Estado, as cinco estaduais estão entre as sete primeiras colocações.

A UEM, melhor paranaense, obteve média de 341 pontos numa escala que vai de zero a 500 pontos. Segundo a pró-reitora de ensino da UEM, Edneia Regina Rossi, o desempenho da universidade é resultado do investimento aplicado no corpo docente. Para ela, o resultado poderia ser ainda melhor se a instituição pudesse contar com um incremento federal aos recursos da universidade.

“Hoje contamos basicamente com dinheiro do governo do Estado. As universidades estaduais em geral poderiam investir melhor em estrutura se fossem contempladas por políticas federais”, pondera.

Depois da UEM, aparecem a Universidade Estadual de Londrina (UEL), com 331 pontos, na 36.ª posição, e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), com 317 pontos, na 43.ª posição.

Entre as instituições federais, a melhor colocada foi a Universidade Federal do Paraná (UFPR), com 317 pontos, ocupando a 44.ª colocação. A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), com 299 pontos, aparece na 55.ª posição no ranking nacional.

Privadas

Já entre as universidades privadas, a melhor colocada é a Universidade Positivo, com 281 pontos, na 68.ª posição. Para os centros universitários, o cenário é mais animador.

O Centro Universitário Franciscano do Paraná (Unifae), com 338 pontos, aparece como o sexto melhor do País. O Centro Universitário Curitiba (UniCuritiba) tem o 16.º melhor desempenho, com 278 pontos.

A Faculdade Estadual de Direito do Norte Pioneiro (Fundinopi) tirou a melhor nota dentre todas as instituições paranaenses, com média de 356. Mesmo assim, o feito não colocou a instituição entre as 20 melhores faculdades do Brasil.

IGC

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) foi a que tirou a melhor nota no IGC, entre as 1.448 instituições de ensino superior avaliadas. Ela obteve 439 pontos, alcançando a condição de melhor universidade do País.

O IGC foi calculado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do MEC. O órgão utilizou a média dos Conceitos Preliminares de Curso (CPCs), que é relativo à graduação, e o conceito padrão da Caps, para a pós-graduação. Cerca de 30% das universidades do País estão na faixa que varia entre 4 e 5, as mais altas do IGC.