UEM divulga resultado de processo de avaliação seriada

O resultado do Processo de Avaliação Seriada 2010 (PAS) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) foi divulgado nesta quarta-feira (19), no site www.pas.uem.br. A primeira colocada na etapa 1 – alunos que cursam o 1º ano do ensino médio – foi Jéssica Gonçalves Dias Cionek, de Ponta Grossa. Ela fez 261 pontos dos 360 possíveis.

Prestes a completar 16 anos no próximo dia 25, ela comenta que não decidiu pela graduação a seguir. Disse que gosta de todas as áreas, mas tem predileção pelo curso de Medicina. Mantendo uma rotina puxada, inicia o dia no colégio e prossegue com os estudos em casa à tarde e à noite. Além das tarefas, reserva tempo para reforçar e fixar o conhecimento. Suas notas no primeiro ano do ensino médio foram todas 10. Jéssica prestou as provas do PAS da UEM, Universidade Estadual de Ponta Grossa e da Universidade de Santa Maria. Disse que gostou das provas da UEM, que interligam as matérias e são no esquema somatório.

Já o primeiro colocado da segunda etapa – para alunos que cursam o 2º ano do ensino médio – foi Bruno Delalibera Valetta, de Dracena/SP. Ele fez 260 pontos dos 360 possíveis. Bruno também conquistou a primeira colocação no ano passado, com 253 pontos. Embora ainda não tenha decidido pelo curso a seguir, disse gostar muito da área de exatas e talvez opte por Engenharia Química.

O candidato está fazendo o PAS somente na UEM, mas prestará o vestibular tradicional em outras universidades. Disse que recentemente realizou o vestibular da Unesp como treineiro e acertou 80% das questões. Sua rotina de estudos é tranquila. Comenta que tem facilidade em aprender e não precisa se esforçar tanto.

Segundo o presidente da Comissão Central do Vestibular Unificado, Emerson Arnaut de Toledo, o PAS da UEM tem alcançado um resultado extraordinário. Em apenas dois anos de existência já supera instituições que mantêm programas semelhantes há mais tempo em cidades do porte de Maringá. A instituição tem 785 colégios de todo o país cadastrados no programa.

A prova, realizada no dia 28 de novembro, em 16 cidades paranaenses, apresentou um baixo índice de desistência: 4,53%, correspondentes a 739 dos 16.340 inscritos nas duas etapas realizadas. Na etapa 1, foram 10.756 inscritos, dos quais, 626 faltaram (5,8%) e 8.480 foram aprovados (78,84%); e na etapa 2, foram 5.584 inscritos, dos quais 113 não compareceram ao local de prova (2%) e 4.683 foram aprovados (83,86%).

A prova foi composta por redação e mais 40 questões de alternativas múltiplas, sendo 25 questões de conhecimentos gerais, 10 de língua portuguesa e literatura e cinco de língua estrangeira. Os candidatos realizam provas referentes aos conteúdos da série que estão cursando e devem cumprir os três anos de provas. Eles concorrem a 20% das vagas da UEM ao final do 3º ano.

Os candidatos do 3º ano devem responder também dez questões de conhecimentos específicos. Para ser classificado, o candidato deve obter uma pontuação mínima de 24 pontos na Prova de Redação e não zerar em nenhuma das seguintes provas objetivas: Conhecimentos Gerais, Língua Portuguesa e Literaturas e Língua Estrangeira.

As inscrições para o PAS 2011 serão aceitas de 1º a 21 de setembro e as provas serão realizadas em 27 de novembro. Outras informações pelo fone (44) 3011-4450 ou site www.pas.uem.br.

Voltar ao topo