TVE-PR apresenta nova programação

A direção da TVE-PR (afiliada da Rede Cultura) apresentou, ontem, a nova programação jornalística que começa a veicular, a partir do dia 10 de março. Totalmente reestruturados, os programas entram no ar para informar com conteúdo e aproximar o cidadão da TV pública.

“A nossa filosofia de trabalho está voltada à educação e à promoção da cidadania”, explica Berenice Mendes, presidente da Rádio e da Televisão Educativa do Paraná. As mudanças começam com o jornalismo, que deverá ser mais crítico e aprofundado, mas vão atingir toda a grade de programação da emissora.

“Não vamos repassar uma notícia de interesse público e parar por aí, a informação para o público deve ser completa e abrangente”, afirmou a diretora de jornalismo, Fernanda Rocha. “O jornalismo resgata o papel social da televisão, que é contribuir com a melhoria da qualidade de vida da população.”

De acordo com a direção da TVE, para completar esta mudança é preciso ainda conscientizar e “criar o hábito no telespectador”, que também é o dono da TV pública, e que tem orientado a nova programação através sugestões enviadas pela internet.

Nas rádios AM e FM, sob a direção de Paulo Chaves, entra no ar o Jornal da Educativa, das 7h às 7h30. As emissoras só vão transmitir em rede o jornal. Na FM, alguns programas mudam de dia horário, como o excelente I?m Your Fan, de Maurício Singer.

Equipe

A equipe de jornalismo da TVE está completa. São cerca de 21 profissionais, escolhidos de acordo com a experiência profissional e afinidade com nova proposta da emissora, que trabalham há cerca de dois meses para produzir a nova programação.

Novidades no telejornalismo

Jornal do Cidadão ? Espécie de revista com notícias do dia, entrevistas, participação de colunistas fixos e espaço para participação do telespectador. Segunda a sexta-feira, das 12h30 às 13h30. Apresentação e edição: Mariana Gotardo e Fábio Soruco.

Jornal da Educativa ? Os fatos do dia com liberdade editorial e aprofundamento da notícia. Segunda a sábado, das 19h15 às 19h30. Apresentação: Fernanda Rocha.

Minuto da Notícia ? As principais manchetes do dia, de hora em hora. Qualquer repórter pode entrar no ar do estúdio, da redação ou da rua.

Serviço ? Boletim com informações, orientações e esclarecimento à população. Substitui os intervalos várias vezes ao dia.

Enfoque ? Programa de entretenimento, com agenda, entrevistas e reportagens sobre cultura. Segunda a sábado, das 19h às 19h15. Apresentação: Fernando Tupã com participação de Fernanda Stica.

A reformulação da programação vai estar completa, quando outros três programas forem ao ar. A data de lançamento depende da aquisição de novos equipamentos e das reformas no prédio.

Voltar ao topo