TVE estréia programação na 2.ª- feira

A nova programação jornalística da TVE-PR e das duas emissoras da Rádio Educativa do Paraná (FM 97,1 MHz e AM 630 kHz) entra no ar na próxima segunda-feira. Três estréias foram produzidas dentro do conceito de jornalismo público, com o compromisso de informar, educar e gerar cultura. Essa visão da informação vem sendo aplicada em algumas emissoras públicas e está sendo implantada gradativamente no Paraná.

Na TV, o Minuto de Notícia irá ao ar de hora em hora, das 13h às 19h, com as principais manchetes do dia. Serviço é o nome do outro programa da emissora e consiste em um boletim informativo, divulgado no intervalo da programação, sempre com o caráter de orientação ao cidadão. “O objetivo é informar e orientar o telespectador, até de forma didática, dentro de uma postura mais crítica e aprofundada do assunto”, comenta Fernanda Rocha, diretora de Jornalismo da TVE e Rádio Educativa. Segundo ela, o Serviço ajudará a “desvendar” os caminhos burocráticos na aquisição de documentos e fornecer orientações sobre saúde, entre outros.

Já nas rádios, toda a programação foi reestruturada e as emissoras vão transmitir em cadeia o Jornal da Educativa, das 7h às 7h30. No restante do dia as programações são independentes, intercaladas com notícias. Programas musicais da FM 97,1 como o Fusão Cultural e o I?m Your Fan continuam, mas alguns deles terão novos horários na grade de programação.

“Teremos nas rádios a mesma visão da TV, focalizando a notícia no assunto e não nas pessoas”, conta Rodrigo Leite, que vai ancorar o jornal. O noticiário vai trazer informações do dia, política, esportes e cultura.

Mudança

“O jornalismo público resgata o papel social da televisão, que é contribuir com a melhoria da qualidade de vida da população”, afirma Fernanda. Ainda segundo ela, esse processo tem que começar já na escolha da equipe, pois numa emissora pública, o jornalista deve ter uma visão mais crítica e aprofundada da notícia. Fernanda ressalta ainda que, sem imposições comerciais, é possível valorizar a inteligência e a informação de real interesse para o ouvinte ou telespectador.

O conceito de jornalismo público é fundamentado pela Associação Brasileira das Emissoras Públicas Educativas e Culturais. Desde que a nova diretoria assumiu a TVE e Rádio Educativa, há cerca de dois meses, a equipe está trabalhando na elaboração das novas normas, na reestruturação da emissora e na adaptação do espaço físico. Para essa primeira fase, a equipe de jornalismo já está completa. São 21 profissionais, escolhidos de acordo com a experiência profissional e a afinidade com a nova proposta da emissora.

Voltar ao topo